PRECAUÇÕES SENSITRAM

Atualizado em 25/05/2016
Os pacientes devem evitar exercer atividades que exijam estado de vigília tais como: dirigir veículos e operar máquinas.Quando usado concomitantemente com drogas que tenham ação depressora sobre o S.N.C. poderá ocorrer potencialização do efeito com acentuação da sonolência.
Recomenda-se cautela na hipersensibilidade aos opiáceos.
Contra-indicado na lactação1. Durante a gravidez2, somente deverá ser utilizado com indicação médica expressa.
Aumentar o intervalo de dosagem deve ser para 12 horas em pacientes com insuficiência renal3 ou hepática4. O cloridrato de tramadol não deve ser usado se existir insuficiência renal3 severa, sendo a sua remoção pela hemodiálise5 muito baixa. A carbamazepina diminui a atividade analgésica do tramadol pela redução das concentrações séricas.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
2 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
3 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal.
4 Hepática: Relativa a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
5 Hemodiálise: Tipo de diálise que vai promover a retirada das substâncias tóxicas, água e sais minerais do organismo através da passagem do sangue por um filtro. A hemodiálise, em geral, é realizada 3 vezes por semana, em sessões com duração média de 3 a 4 horas, com o auxílio de uma máquina, dentro de clínicas especializadas neste tratamento. Para que o sangue passe pela máquina, é necessária a colocação de um catéter ou a confecção de uma fístula, que é um procedimento realizado mais comumente nas veias do braço, para permitir que estas fiquem mais calibrosas e, desta forma, forneçam o fluxo de sangue adequado para ser filtrado.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.