PRECAUÇÕES FARLAC

Atualizado em 25/05/2016

O medicamento, além da lactulose (substância não-absorvível e assim desprovida de valor calórico), contém quantidades pequenas de galactose1, lactose2 e outros açúcares. Este fato deve ser levado em consideração quando se utilizam doses elevadas em pacientes diabéticos ou portadores de encefalopatia3 portossistêmica, pois esses açúcares são absorvíveis. Pacientes idosos e debilitados em uso de medicamento por mais de 6 meses devem fazer controle regular de eletrólitos4 (K, Cl e C03). Deve-se evitar o uso concomitante de outros laxativos5, especialmente na fase inicial do tratamento da encefelopatia portossistêmica. pois as fezes soltas resultantes podem mascarar uma dosagem inadequada de lactulose.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Galactose: 1. Produção de leite pela glândula mamária. 2. Monossacarídeo usualmente encontrado em oligossacarídeos de origem vegetal e animal e em polissacarídeos, usado em síntese orgânica e, em medicina, no auxílio ao diagnóstico da função hepática.
2 Lactose: Tipo de glicídio que possui ligação glicosídica. É o açúcar encontrado no leite e seus derivados. A lactose é formada por dois carboidratos menores, chamados monossacarídeos, a glicose e a galactose, sendo, portanto, um dissacarídeo.
3 Encefalopatia: Qualquer patologia do encéfalo. O encéfalo é um conjunto que engloba o tronco cerebral, o cerebelo e o cérebro.
4 Eletrólitos: Em eletricidade, é um condutor elétrico de natureza líquida ou sólida, no qual cargas são transportadas por meio de íons. Em química, é uma substância que dissolvida em água se torna condutora de corrente elétrica.
5 Laxativos: Mesmo que laxantes. Que laxa, afrouxa, dilata. Medicamentos que tratam da constipação intestinal; purgantes, purgativos, solutivos.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.