
PRECAUÇÕES E ADVERTÊNCIAS TROK-N
Trok- N (cetocona zol + dipropionato de betametasona + sulfato de neomicina ) NÃO DEVE SER
USADO EM GRANDES QUANTIDADES, EM ÁREAS MUITO EXTENSAS DA PELE1 E POR PERÍODOS PROLONGADOS.
O TRATAMENTO DEVE SER INTERROMPIDO EM CASO DE IRRITAÇÃO OU SENSIBILIZAÇÃO DECORRENTE DO USO DE Trok- N (cetoconazol + dipropionato de betametasona + sulfato de neomicina).
QUALQUER REAÇÃO ADVERSA RELATADA COM O USO SISTÊMICO2 DE CORTICOSTERÓIDES, INCLUINDO SUPRESSÃO SUPRA-RENAL3, TAMBÉM PODE OCORRER COM O USO TÓPICO4 DOS CORTICOSTERÓIDES, ESPECIALMENTE EM LACTENTES5 E CRIANÇAS. A ABSORÇÃO SISTÊMICA DOS CORTICOSTERÓIDES TÓPICOS ELEVA-SE QUANDO EXTENSAS ÁREAS SÃO TRATADAS OU QUANDO SE EMPREGA A TÉCNICA OCLUSIVA.
RECOMENDA-SE PRECAUÇÃO NESSES CASOS OU QUANDO HÁ PREVISÃO DE TRATAMENTOS PROLONGADOS, PARTICULARMENTE EM LACTENTES5 E CRIANÇAS.
TRATAMENTO LOCAL PROLONGADO COM SULFATO DE NEOMICINA DEVE SER EVITADO POIS PODE CAUSAR SENSIBILIZAÇÃO DA PELE1.
• Uso durante a gravidez6 e lactação7
A SEGURANÇA DA CORTICOTERAPIA TÓPICA EM GESTANTES AINDA NÃO FOI ESTABELECIDA, PORTANTO, Tro k- N (cetocona zol + dipropionato de betametasona + sulfato de neomicina ) NÃO DEVE
SER ADMINISTRADO QUANDO HOUVER GRAVIDEZ6 SUSPEITA OU CONFIRMADA E/OU DURANTE A LACTAÇÃO7, A NÃO SER QUE, A CRITÉRIO MÉDICO, OS BENEFÍCIOS DO TRATAMENTO ESPERADOS PARA A MÃE SUPEREM OS RISCOS POTENCIAIS PARA A CRIANÇA.
RECOMENDA-SE CAUTELA NA ADMINISTRAÇÃO A MÃES LACTANTES8.
• Uso em portadores de insuficiência hepática9 e/ou renal10
O USO EXCESSIVO E PROLONGADO DE CORTICOSTERÓIDES PODE SUPRIMIR A FUNÇÃO HIPÓFISE11-SUPRA-RENAL3, RESULTANDO EM INSUFICIÊNCIA12 SUPRA-RENAL3 SECUNDÁRIA.