POSOLOGIA XYLOCAINA POMADA 5% SABOR LARANJA

Atualizado em 25/05/2016

A lidocaína pomada é absorvida após a aplicação a mucosas1 ou pele2 danificada, mas não quando for aplicada à pele2 intacta. A absorção ocorre mais rapidamente após administração intratraqueal. Após administração tópica da XYLOCAÍNA Pomada na mucosa3 oral, o início de ação ocorre dentro de 30 segundos a 5 minutos.

Como qualquer anestésico local, a segurança e a eficácia da lidocaína dependem da dose apropriada, da técnica correta, precauções adequadas e facilidade para emergências.

As seguintes recomendações de dose devem ser consideradas como um guia. A experiência do clínico e conhecimento do estado físico do paciente são importantes para calcular a dose necessária.

Recomendações e dose única máxima de XYLOCAÍNA Pomada em adultos por tipo de aplicação






Não se recomenda utilizar mais do que 20 g da pomada a cada período de 24 horas em pacientes sadios. XYLOCAÍNA Pomada pode ser usada em pacientes idosos sem redução de dose. XYLOCAÍNA Pomada pode ser usada com cautela em pacientes com mucosas1 traumatizadas. Pacientes debilitados ou intensamente doentes, pacientes com sepsis, doença hepática4 grave ou insuficiência cardíaca5, em crianças com mais de 12 anos de idade e menos de 25 kg as doses devem ser mensuradas de acordo com o peso e condições físicas.

Não há dados disponíveis de concentração plasmática em crianças. Consequentemente, por razões de segurança, em crianças entre 5 e 12 anos de idade, mais de 20 kg, deve ser assumida 100 % de biodisponibilidade após a aplicação nas mucosas1 e pele2 danificada e uma dose única não pode exceder 0,1 g de pomada/kg de peso corpóreo (correspondendo a 5 mg de lidocaína/kg de peso corpóreo). O intervalo de dose mínimo em crianças deve ser de 8 horas.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Mucosas: Tipo de membranas, umidificadas por secreções glandulares, que recobrem cavidades orgânicas em contato direto ou indireto com o meio exterior.
2 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
3 Mucosa: Tipo de membrana, umidificada por secreções glandulares, que recobre cavidades orgânicas em contato direto ou indireto com o meio exterior.
4 Hepática: Relativa a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
5 Insuficiência Cardíaca: É uma condição na qual a quantidade de sangue bombeada pelo coração a cada minuto (débito cardíaco) é insuficiente para suprir as demandas normais de oxigênio e de nutrientes do organismo. Refere-se à diminuição da capacidade do coração suportar a carga de trabalho.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.