POSOLOGIA BROMOCRIPTINA

Atualizado em 25/05/2016

Galactorréia1 e/ou amenorréia2 prolactino-dependente: Iniciar com 1,25 mg três vezes ao dia às refeições; se for insuficiente, aumentar gradativamente para 2,5 mg duas a três vezes ao dia. Inibição da lactação3: Iniciar com 2,5 mg duas vezes ao dia nas refeições da manhã e da tarde durante 14 dias. Síndrome4 pré-menstrual: De 1,25 a 5,0 mg ao dia, iniciando no 14o dia do ciclo menstrual com 1,25 mg ao dia e aumentando progressivamente a dose, até o aparecimento da menstruação5. Fase lútea curta: Iniciar com 1,25 mg três vezes ao dia às refeições. Hipogonadismo masculino: 1,25 a 2,5 mg três vezes ao dia por 2 a 3 meses. Acromegalia6: Iniciar com 2,5 ao dia aumentando a dose diária dentro de uma a duas semanas, chegando a 10-20 mg, considerando as necessidades individuais, a resposta clínica e a tolerância. A dose diária deverá ser dividida em 4 tomadas iguais. Parkinsonismo: Dose inicial de 1,25 mg à noite, durante a primeira semana. Elevar para 2,5 mg à noite na segunda semana. Na semana seguinte, para 2,5 mg duas vezes ao dia, passando para 2,5 mg três vezes ao dia. Dependendo da resposta, aumentar 2,5 mg semanalmente. A dosagem terapêutica7 média, tanto em monoterapia quanto em tratamento combinado, é de 10 a 40 mg de bromocriptina por dia.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Galactorréia: Secreção mamária anormal de leite fora do período de amamentação. Pode ser produzida por distúrbios hormonais ou pela ação de medicamentos.
2 Amenorréia: É a ausência de menstruação pelo período equivalente a 3 ciclos menstruais ou 6 meses (o que ocorrer primeiro). Para períodos inferiores, utiliza-se o termo atraso menstrual.
3 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
4 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
5 Menstruação: Sangramento cíclico através da vagina, que é produzido após um ciclo ovulatório normal e que corresponde à perda da camada mais superficial do endométrio uterino.
6 Acromegalia: Síndrome causada pelo aumento da secreção do hormônio de crescimento (GH e IGF-I) ,quando este aumento ocorre em idade adulta. Quando ocorre na adolescência chama-se gigantismo.
7 Terapêutica: Terapia, tratamento de doentes.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.