CARACTERÍSTICAS EXLUTON

Atualizado em 25/05/2016
EXLUTON é um anticoncepcional oral de baixa dosagem do tipo progestágeno isolado, contendo o linestrenol como substância ativa.  O mesmo deve ser tomado continuamente durante a menstruação1. A eficácia anticoncepcional de EXLUTON origina-se, principalmente, de sua ação no muco cervical (hostilidade cervical); ao mesmo tempo, o endométrio2 é afetado de maneira a impedir a nidação3.  Além disso, a ovulação4 e a formação do corpo lúteo são inibidas em 70% das mulheres tratadas com EXLUTON devido à supressão do pico de LH na metade do ciclo e pela ausência de uma subseqüente elevação da progesterona.  Em função disso, o risco de uma gravidez ectópica5 é muito pequeno. EXLUTON tem uma boa eficácia anticoncepcional em se tratando de uma preparação com progesterona isolada (0,4 para falha dos comprimidos  Índice de Pearl6). Mais do que com os anticoncepcionais orais combinados, a administração regular de EXLUTON é de importância fundamental para que se obtenha eficácia anticoncepcional ótima. Com o emprego de EXLUTON, o controle do ciclo é adequado após um período inicial de adaptação, durante o qual, como esperado, há maior incidência7 de sangramento irregular em relação aos anticoncepcionais.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Menstruação: Sangramento cíclico através da vagina, que é produzido após um ciclo ovulatório normal e que corresponde à perda da camada mais superficial do endométrio uterino.
2 Endométrio: Membrana mucosa que reveste a cavidade uterina (responsável hormonalmente) durante o CICLO MENSTRUAL e GRAVIDEZ. O endométrio sofre transformações cíclicas que caracterizam a MENSTRUAÇÃO. Após FERTILIZAÇÃO bem sucedida, serve para sustentar o desenvolvimento do embrião.
3 Nidação: Implantação.
4 Ovulação: Ovocitação, oocitação ou ovulação nos seres humanos, bem como na maioria dos mamíferos, é o processo que libera o ovócito II em metáfase II do ovário. (Em outras espécies em vez desta célula é liberado o óvulo.) Nos dias anteriores à ovocitação, o folículo secundário cresce rapidamente, sob a influência do FSH e do LH. Ao mesmo tempo que há o desenvolvimento final do folículo, há um aumento abrupto de LH, fazendo com que o ovócito I no seu interior complete a meiose I, e o folículo passe ao estágio de pré-ovocitação. A meiose II também é iniciada, mas é interrompida em metáfase II aproximadamente 3 horas antes da ovocitação, caracterizando a formação do ovócito II. A elevada concentração de LH provoca a digestão das fibras colágenas em torno do folículo, e os níveis mais altos de prostaglandinas causam contrações na parede ovariana, que provocam a extrusão do ovócito II.
5 Gravidez ectópica: Implantação do produto da fecundação fora da cavidade uterina (trompas, peritôneo, etc.).
6 índice de Pearl: O Índice Pearl é definido como o número de falhas contraceptivas por 100 mulheres-anos de exposição e usa como denominador o total de meses ou ciclos de exposição desde o início do uso do produto até o final do estudo ou a descontinuação do produto. É uma fórmula matemática que avalia a eficácia de um método contraceptivo.
7 Incidência: Medida da freqüência em que uma doença ocorre. Número de casos novos de uma doença em um certo grupo de pessoas por um certo período de tempo.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.