INFORMAÇÃO AO PACIENTE FREENAL

Atualizado em 25/05/2016

O produto, quando conservado em locais frescos e bem ventilados, sob temperatura não superior a 25°C, ao abrigo da luz, calor e umidade, apresenta uma validade de 24 meses a contar da data de sua fabricação.

NUNCA USE MEDICAMENTO COM O PRAZO DE VALIDADE VENCIDO. ALÉM DE NÃO OBTER O EFEITO DESEJADO, PODE PREJUDICAR A SUA SAÚDE1.

CLORIDRATO DE OXIMETAZOLINA, diminui prontamente a congestão nasal, aliviando a sensação de entupimento e reduzindo o corrimento de secreções. Seu efeito é prolongado.

Respeitar rigorosamente as prescrições médicas relativas ao número de aplicações diárias, ao modo de usar e ao tempo total de tratamento.

Os frascos de CLORIDRATO DE OXIMETAZOLINA devem ser usados por apenas uma pessoa, a fim de evitar disseminação de infecções2.

Não está plenamente estabelecida a segurança do emprego de CLORIDRATO DE OXIMETAZOLINA para gestantes. Por isso, recomenda-se não utilizá-lo durante a gravidez3.

CLORIDRATO DE OXIMETAZOLINA não devem ser empregados por pessoas com reconhecida alergia4 à substância ativa do produto ou ao seu excipiente (cloreto de benzalcônio) e naquelas que estejam em uso de medicamentos antidepressivos contendo inibidores da monoaminoxidase5.

Devem ser utilizados com cautela em pacientes com problemas circulatórios e cardíacos, pressão alta, diabetes6 e hipertireoidismo7.

CLORIDRATO DE OXIMETAZOLINA geralmente é bem tolerado sendo pouco frequente a ocorrência de reações desagradáveis ao produto. As reações adversas mais comuns são dor, ressecamento e irritação da mucosa8 nasal, espirros, dor de cabeça9, tonteira, insônia e palpitação10.Aparecendo qualquer uma dessas reações, é necessário interromper o uso do produto, reiniciando somente após informar o médico.

O uso de doses excessivas (muitas aplicações ao dia ou por tempo prolongado) pode ocasionar congestão de rebote, ficando a mucosa8 nasal mais congestionada e o nariz11 mais entupido após cessação do efeito do produto.

CLORIDRATO DE OXIMETAZOLINA não deve ser administrado em crianças com menos de seis anos de idade.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS

NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE1.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
2 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
3 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
4 Alergia: Reação inflamatória anormal, perante substâncias (alérgenos) que habitualmente não deveriam produzi-la. Entre estas substâncias encontram-se poeiras ambientais, medicamentos, alimentos etc.
5 Inibidores da monoaminoxidase: Tipo de antidepressivo que inibe a enzima monoaminoxidase (ou MAO), hoje usado geralmente como droga de terceira linha para a depressão devido às restrições dietéticas e ao uso de certos medicamentos que seu uso impõe. Deve ser considerada droga de primeira escolha no tratamento da depressão atípica (com sensibilidade à rejeição) ou agente útil no distúrbio do pânico e na depressão refratária. Pode causar hipotensão ortostática e efeitos simpaticomiméticos tais como taquicardia, suores e tremores. Náusea, insônia (associada à intensa sonolência à tarde) e disfunção sexual são comuns. Os efeitos sobre o sistema nervoso central incluem agitação e psicoses tóxicas. O término da terapia com inibidores da MAO pode estar associado à ansiedade, agitação, desaceleração cognitiva e dor de cabeça, por isso sua retirada deve ser muito gradual e orientada por um médico psiquiatra.
6 Diabetes: Nome que designa um grupo de doenças caracterizadas por diurese excessiva. A mais frequente é o Diabetes mellitus, ainda que existam outras variantes (Diabetes insipidus) de doença nas quais o transtorno primário é a incapacidade dos rins de concentrar a urina.
7 Hipertireoidismo: Doença caracterizada por um aumento anormal da atividade dos hormônios tireoidianos. Pode ser produzido pela administração externa de hormônios tireoidianos (hipertireoidismo iatrogênico) ou pelo aumento de uma produção destes nas glândulas tireóideas. Seus sintomas, entre outros, são taquicardia, tremores finos, perda de peso, hiperatividade, exoftalmia.
8 Mucosa: Tipo de membrana, umidificada por secreções glandulares, que recobre cavidades orgânicas em contato direto ou indireto com o meio exterior.
9 Cabeça:
10 Palpitação: Designa a sensação de consciência do batimento do coração, que habitualmente não se sente. As palpitações são detectadas usualmente após um exercício violento, em situações de tensão ou depois de um grande susto, quando o coração bate com mais força e/ou mais rapidez que o normal.
11 Nariz: Estrutura especializada que funciona como um órgão do sentido do olfato e que também pertence ao sistema respiratório; o termo inclui tanto o nariz externo como a cavidade nasal.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.