INFORMAÇÃO TÉCNICA FREENAL

Atualizado em 25/05/2016

CLORIDRATO DE OXIMETAZOLINA é uma amina simpaticomimética com ação adrenérgica, derivada da imidazolina. É um agente simpaticomimético incompleto, com ações vasoconstritora e relaxante da musculatura lisa intestinal, desprovido porém de atividade sobre o miocárdio1, a musculatura lisa dos brônquios2 e vasos da musculatura esquelética.

CLORIDRATO DE OXIMETAZOLINA exerce ação sobre as fibras musculares3 lisas das arteríolas4 existentes na mucosa5 nasal quando aplicado sobre esta mucosa5 congestionada por processos alérgicos, infecções6 (como gripes e resfriados) e alterações vasomotoras.
Estimulando sua contração, reduz a vasodilatação responsável pelo
edema7 da mucosa5 e a hipersecreção. Dessa forma, alivia a obstrução nasal e facilita o livre fluxo de ar.

Ao reduzir a congestão ao redor das trompas de Eustáquio, CLORIDRATO DE OXIMETAZOLINA pode também ser útil no tratamento coadjuvante8 de infecções6 do ouvido médio9. Também é recomendado o seu uso no consultório sob a forma de tampão nasal para facilitar o exame intranasal ou antes de cirurgia nasal.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Miocárdio: Tecido muscular do CORAÇÃO. Composto de células musculares estriadas e involuntárias (MIÓCITOS CARDÍACOS) conectadas, que formam a bomba contrátil geradora do fluxo sangüíneo. Sinônimos: Músculo Cardíaco; Músculo do Coração
2 Brônquios: A maior passagem que leva ar aos pulmões originando-se na bifurcação terminal da traquéia. Sinônimos: Bronquíolos
3 Fibras Musculares: Células grandes, multinucleadas e individuais (cilídricas ou prismáticas) que formam a unidade básica do tecido muscular esquelético. Constituídas por uma substância mole contrátil, revestida por uma bainha tubular. Derivam da união de MIOBLASTOS ESQUELÉTICOS com o sincício, seguida de diferenciação.
4 Arteríolas: As menores ramificações das artérias. Estão localizadas entre as artérias musculares e os capilares.
5 Mucosa: Tipo de membrana, umidificada por secreções glandulares, que recobre cavidades orgânicas em contato direto ou indireto com o meio exterior.
6 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
7 Edema: 1. Inchaço causado pelo excesso de fluidos no organismo. 2. Acúmulo anormal de líquido nos tecidos do organismo, especialmente no tecido conjuntivo.
8 Coadjuvante: Que ou o que coadjuva, auxilia ou concorre para um objetivo comum.
9 Ouvido médio: Atualmente denominado orelha média, é constituído pela membrana timpânica, cavidade timpânica, células mastoides, antro mastoide e tuba auditiva. Separa-se da orelha externa através da membrana timpânica e se comunica com a orelha interna através das janelas oval e redonda.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.