REAÇÕES ADVERSAS INSULINA MISTA PURIFICADA

Atualizado em 28/05/2016

lipodistrofia1 - raramente, a administração subcutânea2 de insulina3 pode resultar em lipoatrofia4 (depressão na pele5) ou lipo-hipertrofia6 (aumento ou espessamento do tecido7). Se notar qualquer uma dessas condições, consultar o médico. Uma mudança na técnica de injeção8 pode ajudar a aliviar o problema. Alergia9 à insulina3: alergia9 local ocasionalmente, os pacientes apresentam vermelhidão, inchaço10 e coceira no local da injeção8 de insulina3. Esta condição, chamada de alergia9 local, usualmente desaparece em poucos dias ou em poucas semanas. Em alguns casos, esta condição pode estar relacionada a outros fatores, tais como, irritação causada por drogas para limpeza de pele5 ou técnicas inadequadas de injeção8. Se aparecerem reações locais, contatar o médico. Alergia9 sistêmica - menos comum, mas potencialmente mais grave, é a alergia9 generalizada à insulina3, que pode causar erupção11 em todo o corpo, falta de ar, chiado, queda na pressão sanguínea, pulso acelerado ou sudorese12. Casos graves de alergia9 generalizada podem causar risco de vida. Se notar que está tendo uma reação alérgica13 generalizada à insulina3 contatar um médico imediatamente.


Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Lipodistrofia: Defeito na quebra ou na fabricação de gordura abaixo da pele, resultando em elevações ou depressões na superfície da pele. (Veja lipohipertrofia e lipoatrofia). Pode ser causada por injeções repetidas de insulina em um mesmo local.
2 Subcutânea: Feita ou situada sob a pele; hipodérmica.
3 Insulina: Hormônio que ajuda o organismo a usar glicose como energia. As células-beta do pâncreas produzem insulina. Quando o organismo não pode produzir insulna em quantidade suficiente, ela é usada por injeções ou bomba de insulina.
4 Lipoatrofia: Perda de tecido gorduroso abaixo da pele resultando em afundamentos localizados. Pode ser causada por injeções repetidas de insulina em um mesmo local.
5 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
6 Hipertrofia: 1. Desenvolvimento ou crescimento excessivo de um órgão ou de parte dele devido a um aumento do tamanho de suas células constituintes. 2. Desenvolvimento ou crescimento excessivo, em tamanho ou em complexidade (de alguma coisa). 3. Em medicina, é aumento do tamanho (mas não da quantidade) de células que compõem um tecido. Pode ser acompanhada pelo aumento do tamanho do órgão do qual faz parte.
7 Tecido: Conjunto de células de características semelhantes, organizadas em estruturas complexas para cumprir uma determinada função. Exemplo de tecido: o tecido ósseo encontra-se formado por osteócitos dispostos em uma matriz mineral para cumprir funções de sustentação.
8 Injeção: Infiltração de medicação ou nutrientes líquidos no corpo através de uma agulha e seringa.
9 Alergia: Reação inflamatória anormal, perante substâncias (alérgenos) que habitualmente não deveriam produzi-la. Entre estas substâncias encontram-se poeiras ambientais, medicamentos, alimentos etc.
10 Inchaço: Inchação, edema.
11 Erupção: 1. Ato, processo ou efeito de irromper. 2. Aumento rápido do brilho de uma estrela ou de pequena região da atmosfera solar. 3. Aparecimento de lesões de natureza inflamatória ou infecciosa, geralmente múltiplas, na pele e mucosas, provocadas por vírus, bactérias, intoxicações, etc. 4. Emissão de materiais magmáticos por um vulcão (lava, cinzas etc.).
12 Sudorese: Suor excessivo
13 Reação alérgica: Sensibilidade a uma substância específica, chamada de alérgeno, com a qual se entra em contato por meio da pele, pulmões, deglutição ou injeções.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.