POSOLOGIA E ADMINISTRAÇÃO AXID I.V

Atualizado em 28/05/2016
administração parenteral: a nizatidina deve ser administrada por via parenteral, de acordo com as seguintes recomendações: infusão intravenosa contínua: diluir 300 mg (12 ml) em 150 ml de solução I.V. compatível e infundir essa solução em uma velocidade de 10 mg/hora. Infusão intravenosa intermitente1: diluir 100 mg (4 ml) em 50 ml de solução I.V. compatível e infundir durante um período de 15 minutos 3 vezes ao dia. Injeção2 intravenosa rápida (Bolus3) ou infusão intravenosa lenta: a nizatidina injetável pode ser administrada sem diluição subsequente, como bolus3 ou infusão lenta (5 minutos), em uma dose de 100 mg (4 ml), três vezes ao dia. A dose total diária de nizatidina não deve exceder 480 mg. Para manter o pH gástrico € 4, recomenda-se uma infusão intravenosa contínua de 10 mg/hora. Ajuste de dose para pacientes4 com insuficiência renal5 moderada a grave: a dose para esses pacientes deve ser reduzida como segue: clearance de creatinina6: 20-50 ml/min: 120 a 150 mg/dia; menor que 20 ml/min: 75 mg/dia. Alguns pacientes idosos podem ter o clearance de creatinina6 menor que 50 ml/min e, baseado em dados farmacocinéticos de pacientes com insuficiência renal5, a dose para tais pacientes deve ser reduzida de acordo. Os efeitos clínicos dessa redução de dose em pacientes com insuficiência renal5 não foram avaliados. Superdosagem: raramente foram relatadas superdosagens de nizatidina. As seguintes providências servem como um guia caso tal superdosagem seja encontrada. Sinais7 e sintomas8: experiência clínica com superdosagem de nizatidina em seres humanos é pequena. Tratamento: ao tratar uma superdosagem, considerar a possibilidade de superdosagem de múltiplas drogas, interação entre drogas e de farmacocinética incomum de drogas no paciente. Se ocorrer superdosagem após administração intravenosa, deve ser considerada monitoração clínica e terapia de suporte. A capacidade da hemodiálise9 em remover a nizatidina do organismo não foi conclusivamente demonstrada; contudo, devido ao seu grande volume de distribuição, não se espera que a nizatidina seja eficientemente removida do organismo por este método.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Intermitente: Nos quais ou em que ocorrem interrupções; que cessa e recomeça por intervalos; intervalado, descontínuo. Em medicina, diz-se de episódios de febre alta que se alternam com intervalos de temperatura normal ou cujas pulsações têm intervalos desiguais entre si.
2 Injeção: Infiltração de medicação ou nutrientes líquidos no corpo através de uma agulha e seringa.
3 Bolus: Uma quantidade extra de insulina usada para reduzir um aumento inesperado da glicemia, freqüentemente relacionada a uma refeição rápida.
4 Para pacientes: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Pacientes disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.
5 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal.
6 Creatinina: Produto residual das proteínas da dieta e dos músculos do corpo. É excretada do organismo pelos rins. Uma vez que as doenças renais progridem, o nível de creatinina aumenta no sangue.
7 Sinais: São alterações percebidas ou medidas por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida.
8 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
9 Hemodiálise: Tipo de diálise que vai promover a retirada das substâncias tóxicas, água e sais minerais do organismo através da passagem do sangue por um filtro. A hemodiálise, em geral, é realizada 3 vezes por semana, em sessões com duração média de 3 a 4 horas, com o auxílio de uma máquina, dentro de clínicas especializadas neste tratamento. Para que o sangue passe pela máquina, é necessária a colocação de um catéter ou a confecção de uma fístula, que é um procedimento realizado mais comumente nas veias do braço, para permitir que estas fiquem mais calibrosas e, desta forma, forneçam o fluxo de sangue adequado para ser filtrado.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.