REAÇÕES ADVERSAS LIBIAM

Atualizado em 28/05/2016
Geralmente é bem tolerada e a incidência1 de efeitos colaterais2 é baixa. Eventualmente poderão ocorrer as seguintes reações: sangramento vaginal, alteração do peso corpóreo, dor de cabeça3, vertigem4, distúrbio gastrintestinal, edema5, aumento dos pelos faciais e dermatose6 seborréica. Podem ocorrer alterações transitórias nos testes de função hepática7 e outros parâmetros bioquímicos. O tratamento poderá diminuir a tolerância à glicose8 e aumentar a necessidade de insulina9 ou outras drogas antidiabéticas. Também foram observadas alterações no perfil lipídico10 durante o tratamento com a tibolona.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Incidência: Medida da freqüência em que uma doença ocorre. Número de casos novos de uma doença em um certo grupo de pessoas por um certo período de tempo.
2 Efeitos colaterais: 1. Ação não esperada de um medicamento. Ou seja, significa a ação sobre alguma parte do organismo diferente daquela que precisa ser tratada pelo medicamento. 2. Possível reação que pode ocorrer durante o uso do medicamento, podendo ser benéfica ou maléfica.
3 Cabeça:
4 Vertigem: Alucinação de movimento. Pode ser devido à doença do sistema de equilíbrio, reação a drogas, etc.
5 Edema: 1. Inchaço causado pelo excesso de fluidos no organismo. 2. Acúmulo anormal de líquido nos tecidos do organismo, especialmente no tecido conjuntivo.
6 Dermatose: Qualquer moléstia da pele e de seus anexos, especialmente quando caracterizada pela ausência de inflamação.
7 Hepática: Relativa a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
8 Glicose: Uma das formas mais simples de açúcar.
9 Insulina: Hormônio que ajuda o organismo a usar glicose como energia. As células-beta do pâncreas produzem insulina. Quando o organismo não pode produzir insulna em quantidade suficiente, ela é usada por injeções ou bomba de insulina.
10 Perfil lipídico: Exame laboratorial que mede colesterol total, triglicérides, HDL. O LDL é calculado por estes resultados. O perfil lipídico é uma das medidas de risco para as doenças cardiovasculares.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.