CONTRA-INDICAÇÕES BIOVIR

Atualizado em 28/05/2016
Biovir comprimidos está contra-indicado em pacientes com hipersensibilidade previamente demonstrada a qualquer componente do produto. Advertência: Biovir é uma combinação de dose fixa de lamivudina e zidovudina. Habitualmente, Biovir não deve ser administrado concomitantemente com lamivudina ou zidovudina. Completa informação para prescrição de todos os agentes a serem usados juntamente com Biovir deve ser efetuada antes que a terapia de combinação com Biovir seja iniciada. Supressão da medula óssea1: Biovir deve ser usado com precaução em pacientes que tenham medula óssea1 comprometida, evidenciada através da contagem de granulócitos2 menor do que 1000 células3/mm\up4 3 ou hemoglobina4 do que 9,5 g/dl (veja Reações adversas). Contagens sangüíneas freqüentes são bastante recomendadas em pacientes com doença por HIV5 avançada que são tratados com Biovir. Para indivíduos infectados por HIV5 e pacientes tratados com doença assintomática ou HIV5 inicial, contagens sangüíneas periódicas são recomendadas. Acidose6 lática7 e hepatomegalia8 severa com esteatose9 incluindo casos fatais foram relatadas com uso de análogos de nucleosídeos anti-retrovirais isolados ou em combinação, incluindo lamivudina e zidovudina. A maioria destes casos ocorreu em mulheres. Deve-se ter precaução ao se administrar Biovir a qualquer paciente, e particularmente naqueles com fatores de risco conhecidos para doença hepática10. O tratamento com Biovir deve ser suspenso em qualquer paciente que apresente resultados clínicos ou laboratoriais sugestivos de acidose6 lática7 ou hepatotoxicidade11. Miopatia12: miopatia12 ou miosite com alterações patológicas similares àquelas produzidas por doença devida ao HIV5 foram associadas com o uso prolongado de zidovudina e por este motivo deve ocorrer com a terapia com Biovir.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Medula Óssea: Tecido mole que preenche as cavidades dos ossos. A medula óssea apresenta-se de dois tipos, amarela e vermelha. A medula amarela é encontrada em cavidades grandes de ossos grandes e consiste em sua grande maioria de células adiposas e umas poucas células sangüíneas primitivas. A medula vermelha é um tecido hematopoiético e é o sítio de produção de eritrócitos e leucócitos granulares. A medula óssea é constituída de um rede, em forma de treliça, de tecido conjuntivo, contendo fibras ramificadas e preenchida por células medulares.
2 Granulócitos: Leucócitos que apresentam muitos grânulos no citoplasma. São divididos em três grupos, conforme as características (neutrofílicas, eosinofílicas e basofílicas) de coloração destes grânulos. São granulócitos maduros os NEUTRÓFILOS, EOSINÓFILOS e BASÓFILOS.
3 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
4 Hemoglobina: Proteína encarregada de transportar o oxigênio desde os pulmões até os tecidos do corpo. Encontra-se em altas concentrações nos glóbulos vermelhos.
5 HIV: Abreviatura em inglês do vírus da imunodeficiência humana. É o agente causador da AIDS.
6 Acidose: Desequilíbrio do meio interno caracterizado por uma maior concentração de íons hidrogênio no organismo. Pode ser produzida pelo ganho de substâncias ácidas ou perda de substâncias alcalinas (básicas).
7 Lática: Diz-se de ou ácido usado como acidulante e intermediário químico; láctica.
8 Hepatomegalia: Aumento anormal do tamanho do fígado.
9 Esteatose: Degenerescência gordurosa de um tecido.
10 Hepática: Relativa a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
11 Hepatotoxicidade: É um dano no fígado causado por substâncias químicas chamadas hepatotoxinas.
12 Miopatia: Qualquer afecção das fibras musculares, especialmente dos músculos esqueléticos.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.