PRECAUÇÕES BUSCOPAN

Atualizado em 28/05/2016
devido ao risco potencial de complicações anticolinérgicas deve-se tomar precaução especial nos pacientes propensos a glaucoma1, assim como em pacientes suscetíveis a obstruções intestinais ou urinárias e em pacientes propensos a taquiarritmias2. - Interações medicamentosas: Buscopan pode intensificar a ação anticolinérgica de antidepressivos tricíclicos, anti-histamínicos, quinidina, amantadina e disopiramida. O uso concomitante de antagonistas da dopamina3, como, por exemplo, metoclopramida, pode resultar na diminuição da atividade de ambos os fármacos ao nível do trato gastrintestinal. Buscopan pode aumentar a ação taquicárdica dos agentes beta-adrenérgicos4. Gravidez5 e lactação6: até o momento, a ampla experiência com o produto não demonstrou evidências de efeitos nocivos durante a gravidez5 humana. Mesmo assim, devem ser observadas as precauções habituais a respeito do uso de medicamentos na gravidez5, sobretudo no primeiro trimestre. Ainda não foi estabelecida a segurança do uso do produto durante o período de lactação6.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Glaucoma: É quando há aumento da pressão intra-ocular e danos ao nervo óptico decorrentes desse aumento de pressão. Esses danos se expressam no exame de fundo de olho e por alterações no campo de visão.
2 Taquiarritmias: Cadência rápida do ritmo do coração, arritmias rápidas.
3 Dopamina: É um mediador químico presente nas glândulas suprarrenais, indispensável para a atividade normal do cérebro.
4 Adrenérgicos: Que agem sobre certos receptores específicos do sistema simpático, como o faz a adrenalina.
5 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
6 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.