REAÇÕES ADVERSAS CALSAN

Atualizado em 28/05/2016
em casos raros, flatulências, diarréia1 ou constipação2. - Interações medicamentosas: o cálcio oral pode reduzir a absorção entérica das preparações de tetraciclina ou de fluoreto, e um intervalo de pelo menos 3 horas deve ser observado entre as ingestões desses medicamentos. A vitamina3 D aumenta a absorção entérica do cálcio. A absorção intestinal do cálcio a partir dos comprimidos de Calsan pode ser reduzida pela ingestão simultânea de certos alimentos (como o espinafre, ruibarbo, farelo de trigo e outros cereais, leite e derivados do leite). Em doses altas e em combinação com a vitamina3 D, o cálcio pode diminuir a resposta ao verapamil e, possivelmente, a outros antagonistas do cálcio. Em pacientes digitalizados, altas doses de cálcio podem aumentar o risco de arritmias4 cardíacas.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Diarréia: Aumento do volume, freqüência ou quantidade de líquido nas evacuações.Deve ser a manifestação mais freqüente de alteração da absorção ou transporte intestinal de substâncias, alterações estas que em geral são devidas a uma infecção bacteriana ou viral, a toxinas alimentares, etc.
2 Constipação: Retardo ou dificuldade nas defecações, suficiente para causar desconforto significativo para a pessoa. Pode significar que as fezes são duras, difíceis de serem expelidas ou infreqüentes (evacuações inferiores a três vezes por semana), ou ainda a sensação de esvaziamento retal incompleto, após as defecações.
3 Vitamina: Compostos presentes em pequenas quantidades nos diversos alimentos e nutrientes e que são indispensáveis para o desenvolvimento dos processos biológicos normais.
4 Arritmias: Arritmia cardíaca é o nome dado a diversas perturbações que alteram a frequência ou o ritmo dos batimentos cardíacos.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.