PRECAUÇÕES CENALFAN

Atualizado em 28/05/2016
se durante o tratamento de mulheres férteis não ocorrer a menstruação1, o uso de Cenalfan deverá ser imediatamente suspenso. A quantidade de vitamina2 A consumida através da alimentação e drogas (automedicadas ou prescritas) deve ser avaliada, especialmente a administração prolongada de doses que excedem 25000 UI/dia. A eficácia de elevadas doses sistêmicas de vitamina2 A no tratamento do acne3 não foi estabelecida e deve ser evitada devido à potencial toxicidade4. Atenção especial é recomendada em crianças e idosos, pois estes desenvolvem mais facilmente os sinais5 de toxicidade4 da vitamina2 A quando são administradas altas doses e/ou sob uso prolongado. Pacientes com problemas de mal-absorção, causados por quantidades insuficientes de secreção biliar, devem tomar concomitantemente sais biliares. O uso prolongado de altas doses de ácido ascórbico (1 g/dia) pode causar precipitação de oxalatos no trato urinário6 em pacientes com doença renal7, especialmente aquelas em hemodiálise8 ou em pacientes com história de cálculos renais. Interações medicamentosas: contraceptivos hormonais: podem aumentar a concentração plasmática de vitamina2 A. Colestiramina, colestipol e óleo mineral: podem interferir com a absorção de vitamina2 A. Etretionato, isotretionina: devido aos potenciais efeitos adversos aditivos, deve-se evitar o uso concomitante de vitamina2 A. Tetraciclina: o uso concomitante com 50000 UI/dia de vitamina2 A tem sido descrito causar hipertensão9 intracraniana benigna. Suplemento de cálcio: a ingestão excessiva (mais que 25000 UI/dia) de vitamina2 A pode estimular a perda de massa óssea, podendo causar hipercalcemia. Vitamina2 E: o uso de vitamina2 E pode facilitar a absorção, armazenagem hepática10 e utilização da vitamina2 A. Além de reduzir a toxicidade4 da vitamina2 A. Doses excessivas de vitamina2 E podem depletar os estoques de vitamina2 A. Vitamina2 C e E: altas doses interferem no efeito hipoprotrombinêmico de anticoagulantes11. Ferro: altas doses diárias de ferro podem aumentar as necessidades de vitamina2 E.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Menstruação: Sangramento cíclico através da vagina, que é produzido após um ciclo ovulatório normal e que corresponde à perda da camada mais superficial do endométrio uterino.
2 Vitamina: Compostos presentes em pequenas quantidades nos diversos alimentos e nutrientes e que são indispensáveis para o desenvolvimento dos processos biológicos normais.
3 Acne: Doença de predisposição genética cujas manifestações dependem da presença dos hormônios sexuais. As lesões começam a surgir na puberdade, atingindo a maioria dos jovens de ambos os sexos. Os cravos e espinhas ocorrem devido ao aumento da secreção sebácea associada ao estreitamento e obstrução da abertura do folículo pilosebáceo, dando origem aos comedões abertos (cravos pretos) e fechados (cravos brancos). Estas condições favorecem a proliferação de microorganismos que provocam a inflamação característica das espinhas, sendo o Propionibacterium acnes o agente infeccioso mais comumente envolvido.
4 Toxicidade: Capacidade de uma substância produzir efeitos prejudiciais ao organismo vivo.
5 Sinais: São alterações percebidas ou medidas por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida.
6 Trato Urinário:
7 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
8 Hemodiálise: Tipo de diálise que vai promover a retirada das substâncias tóxicas, água e sais minerais do organismo através da passagem do sangue por um filtro. A hemodiálise, em geral, é realizada 3 vezes por semana, em sessões com duração média de 3 a 4 horas, com o auxílio de uma máquina, dentro de clínicas especializadas neste tratamento. Para que o sangue passe pela máquina, é necessária a colocação de um catéter ou a confecção de uma fístula, que é um procedimento realizado mais comumente nas veias do braço, para permitir que estas fiquem mais calibrosas e, desta forma, forneçam o fluxo de sangue adequado para ser filtrado.
9 Hipertensão: Condição presente quando o sangue flui através dos vasos com força maior que a normal. Também chamada de pressão alta. Hipertensão pode causar esforço cardíaco, dano aos vasos sangüíneos e aumento do risco de um ataque cardíaco, derrame ou acidente vascular cerebral, além de problemas renais e morte.
10 Hepática: Relativa a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
11 Anticoagulantes: Substâncias ou medicamentos que evitam a coagulação, especialmente do sangue.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.