PRECAUÇÕES CLENIL 250 MCG SPRAY JET

Atualizado em 28/05/2016
os pacientes devem ser informados da forma correta do uso do inalador. Clenil 250 mcg Spray não é eficaz nas crises de asma1 já instaladas; pelo contrário, o produto constitui-se em tratamento de fundo da doença asmática e neste caso, deverá ser administrado de acordo com as doses prescritas da forma que o médico considerar necessária. O tratamento em paciente que já recebeu tratamento sistêmico2 com corticosteróides necessita de precauções adicionais e vigilância médica periódica, visto que a reativação da função supra-renal3 suprimida em virtude da corticoterapia sistêmica é lenta. É necessário, no entanto, que a doença asmática esteja relativamente estabilizada com o tratamento sistêmico2. No início, o Clenil 250 mcg Spray deve ser administrado mantendo-se a corticoterapia sistêmica; a seguir, o tratamento deverá ser progressivamente reduzido, controlando-se o paciente em intervalos regulares (aconselha-se exames periódicos da função supra-renal3), modificando-se a posologia de Clenil 250 mcg Spray de acordo com os resultados obtidos. Durante as fases de estresse ou de crises asmáticas graves, os pacientes deverão ser submetidos a um tratamento suplementar com corticosteróides por via sistêmica. Como qualquer outro medicamento recomenda-se atenção especial na administração em pacientes idosos. - Administração durante a gravidez4 ou aleitamento: nas mulheres grávidas, o produto só deverá ser administrado apenas em caso de necessidade absoluta e sob supervisão médica mais intensa. As crianças cujas mães durante a gravidez4 receberam doses elevadas de corticosteróides por via inalatória deverão ser rigorosamente observadas a fim de se diagnosticar eventual insuficiência5 supra-renal3. - Uso em pediatria: o produto Clenil 250 mcg Spray não é indicado para uso em pediatria.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Asma: Doença das vias aéreas inferiores (brônquios), caracterizada por uma diminuição aguda do calibre bronquial em resposta a um estímulo ambiental. Isto produz obstrução e dificuldade respiratória que pode ser revertida de forma espontânea ou com tratamento médico.
2 Sistêmico: 1. Relativo a sistema ou a sistemática. 2. Relativo à visão conspectiva, estrutural de um sistema; que se refere ou segue um sistema em seu conjunto. 3. Disposto de modo ordenado, metódico, coerente. 4. Em medicina, é o que envolve o organismo como um todo ou em grande parte.
3 Supra-renal:
4 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
5 Insuficiência: Incapacidade de um órgão ou sistema para realizar adequadamente suas funções.Manifesta-se de diferentes formas segundo o órgão comprometido. Exemplos: insuficiência renal, hepática, cardíaca, respiratória.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.