POSOLOGIA CLOFENAK

Atualizado em 28/05/2016

Adultos: a dose usual é de 75 mg a 150 mg por dia, divididos em 2 ou 3 tomadas. Por exemplo, 1 comprimido de 50 mg, 2 a 3 vezes ao dia.
No tratamento da dismenorréia1 primária, a dose diária é de 50 mg a 150 mg, a ser adaptada a cada caso. A dose inicial de 50 mg a 100 mg deve ser administrada e, se necessário, aumentada no curso de vários ciclos até o máximo de 200 mg/dia. O tratamento inicia-se com o aparecimento dos primeiros sintomas2 e, de acordo com a intensidade, prolonga-se por alguns dias.
Os comprimidos devem ser ingeridos inteiros com um pouco de líquido, de preferência, antes das refeições.
Crianças: A forma gotas é especialmente indicada para uso infantil por permitir um ajuste individual da dose em relação ao peso. A posologia diária recomendada para crianças acima de 1 ano de idade é de 0,5 mg a 2 mg por kg de peso corporal, administrada em 2 a 3 tomadas. Como antipirético3, utilizar a mesma dose. Agitar o frasco antes de usar. As gotas não são solúveis em líquidos aquosos, devendo ser administradas diretamente na boca4 ou por meio de uma colher.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Dismenorréia: Dor associada à menstruação. Em uma porcentagem importante de mulheres é um sintoma normal. Em alguns casos está associada a doenças ginecológicas (endometriose, etc.).
2 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
3 Antipirético: Medicamento que reduz a febre, diminuindo a temperatura corporal que está acima do normal. Entretanto, ele não vai afetar a temperatura normal do corpo se uma pessoa que não tiver febre o ingerir. Os antipiréticos fazem com que o hipotálamo “ignore“ um aumento de temperatura induzido por interleucina. O corpo então irá trabalhar para baixar a temperatura e o resultado é a redução da febre.
4 Boca: Cavidade oral ovalada (localizada no ápice do trato digestivo) composta de duas partes

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.