PRECAUÇÕES ALENDIL

Atualizado em 28/05/2016
a segurança do uso em mulheres grávidas e lactantes1 não foi estabelecida, bem como em pacientes pediátricos. O uso de alendronato sódico deve ser cauteloso em pacientes com distúrbios do trato gastrintestinal superior2, como disfagia3, doença esofagiana sintomática4, gastrite5, duodenite e úlcera péptica6. Devem ser consideradas outras causas para a osteoporose7 além da deficiência estrogênica e do envelhecimento. Os comprimidos de alendronato sódico devem ser tomados em jejum, pela manhã, acompanhados de um copo de água (exclusivamente água natural, não mineral) no mínimo 30 minutos antes do primeiro alimento ou bebida do dia, e os pacientes devem evitar deitar-se por, pelo menos, 30 minutos após tomarem o comprimido para reduzir o tempo de contato do alendronato sódico com o trato gastrintestinal superior2.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Lactantes: Que produzem leite; que aleitam.
2 Trato Gastrintestinal Superior: O segmento do TRATO GASTROINTESTINAL que inclui o ESÔFAGO, o ESTÔMAGO e o DUODENO.
3 Disfagia: Sensação consciente da passagem dos alimentos através do esôfago. Pode estar associado a doenças motoras, inflamatórias ou tumorais deste órgão.
4 Sintomática: 1. Relativo a ou que constitui sintoma. 2. Que é efeito de alguma doença. 3. Por extensão de sentido, é o que indica um particular estado de coisas, de espírito; revelador, significativo.
5 Gastrite: Inflamação aguda ou crônica da mucosa do estômago. Manifesta-se por dor na região superior do abdome, acidez, ardor, náuseas, vômitos, etc. Pode ser produzida por infecções, consumo de medicamentos (aspirina), estresse, etc.
6 Úlcera péptica: Lesão na mucosa do esôfago, estômago ou duodeno. Também chamada de úlcera gástrica ou duodenal. Pode ser provocada por excesso de ácido clorídrico produzido pelo próprio estômago ou por medicamentos como antiinflamatórios ou aspirina. É uma doença infecciosa, causada pela bactéria Helicobacter pylori em quase 100% dos casos. Os principais sintomas são: dor, má digestão, enjôo, queimação (azia), sensação de estômago vazio.
7 Osteoporose: Doença óssea caracterizada pela diminuição da formação de matriz óssea que predispõe a pessoa a sofrer fraturas com traumatismos mínimos ou mesmo na ausência deles. É influenciada por hormônios, sendo comum nas mulheres pós-menopausa. A terapia de reposição hormonal, que administra estrógenos a mulheres que não mais o produzem, tem como um dos seus objetivos minimizar esta doença.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.