PRECAUÇÕES AMINOFILINA

Atualizado em 28/05/2016
em razão da grande variação entre indivíduos do metabolismo1 da Aminofilina, torna-se necessário adaptar as doses das eventuais reações adversas e dos níveis séricos. Mínimos riscos de toxicidade2 são encontrados entre 10 a 20 mcg/ml, níveis séricos acima de 20 mcg/ml produzem efeitos tóxicos. A Aminofilina deve ser usada com cautela e eventual redução da posologia em pacientes com insuficiência cardíaca3 e hepática4. Também deve ser usada com cautela em portadores de úlcera5 gastroduodenal ativa, neonatos6, crianças, jovens e idosos. A segurança do uso da Aminofilina na gravidez7 não foi ainda estabelecida em relação à possibilidade de ocorrer efeitos adversos fetais, existe a possibilidade de taquicardia8 e hiperexcitabilidade no recém-nascido quando a droga é administrada no final da gravidez7. Interações medicamentosas: pode ocorrer aumento dos níveis séricos de teofilina nos pacientes tratados concomitantemente com cimetidina, troleandomicina, eritromicina, alopurinol e contraceptivos orais hormonais. Efedrina e outras drogas simpatomiméticas: podem causar sinergismo tóxico. Fenobarbital, fenitoína e rifampicina: aumentam o clearance da teofilina, requerendo ajuste posológico. Propranolol: têm efeito antagonizado pela teofilina. Carbonato de lítio: têm aumentada sua secreção.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Metabolismo: É o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. São essas reações que permitem a uma célula ou um sistema transformar os alimentos em energia, que será ultilizada pelas células para que as mesmas se multipliquem, cresçam e movimentem-se. O metabolismo divide-se em duas etapas: catabolismo e anabolismo.
2 Toxicidade: Capacidade de uma substância produzir efeitos prejudiciais ao organismo vivo.
3 Insuficiência Cardíaca: É uma condição na qual a quantidade de sangue bombeada pelo coração a cada minuto (débito cardíaco) é insuficiente para suprir as demandas normais de oxigênio e de nutrientes do organismo. Refere-se à diminuição da capacidade do coração suportar a carga de trabalho.
4 Hepática: Relativa a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
5 Úlcera: Ferida superficial em tecido cutâneo ou mucoso que pode ocorrer em diversas partes do organismo. Uma afta é, por exemplo, uma úlcera na boca. A úlcera péptica ocorre no estômago ou no duodeno (mais freqüente). Pessoas que sofrem de estresse são mais susceptíveis a úlcera.
6 Neonatos: Refere-se a bebês nos seus primeiros 28 dias (mês) de vida. O termo “recentemente-nascido“ refere-se especificamente aos primeiros minutos ou horas que se seguem ao nascimento. Esse termo é utilizado para enfocar os conhecimentos e treinamento da ressuscitação imediatamente após o nascimento e durante as primeiras horas de vida.
7 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
8 Taquicardia: Aumento da frequência cardíaca. Pode ser devido a causas fisiológicas (durante o exercício físico ou gravidez) ou por diversas doenças como sepse, hipertireoidismo e anemia. Pode ser assintomática ou provocar palpitações.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.