INFORMAÇÕES LIVTEN 500 MG

Atualizado em 28/05/2016

Os ácidos linoléico e gama-linolênico são os principais ácidos graxos essenciais presentes na dieta, sendo que o ácido linoléico é o mais importante da família dos ômegas 6. Devemos lembrar ainda, que o organismo não sintetiza ácidos graxos poliinsaturados, estes tem que ser adquiridos pela dieta (alimentação).

Quando o ácido linoléico é ingerido, este é transformado através da ação de enzimas em ácido gama-linolênico. Esse ácido graxo formado sofre novamente ação de enzimas e se transforma em ácido araquidônico.

Tanto o ácido gama-linolênico quanto o ácido araquidônico exercem funções fisiológicas1 e as principais substâncias que os ácidos graxos produzem são as prostaglandinas2. Em nosso organismo existem vários tipos de prostaglandinas2 como : PGG1, PGG2, PGG3, PGE1, PGE3, etc, a PGE1 possui ação diurética, reguladora dos hormônios femininos (prolactina3, estrógeno4 e progesterona), tem efeito antiagregante plaquetário, antiinflamatório, estimulante da atividade hepática5, além de ter influência na liberação de neurotransmissores cerebrais, como a epinefrina, norepinefrina, dopamina6 e serotonina. O Ministério da Saúde7 adverte: Não existem evidências científicas comprovadas de que este alimento previna, trate ou cure doenças.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Fisiológicas: Relativo à fisiologia. A fisiologia é estudo das funções e do funcionamento normal dos seres vivos, especialmente dos processos físico-químicos que ocorrem nas células, tecidos, órgãos e sistemas dos seres vivos sadios.
2 Prostaglandinas: É qualquer uma das várias moléculas estruturalmente relacionadas, lipossolúveis, derivadas do ácido araquidônico. Ela tem função reguladora de diversas vias metabólicas.
3 Prolactina: Hormônio secretado pela adeno-hipófise. Estimula a produção de leite pelas glândulas mamárias. O aumento de produção da prolactina provoca a hiperprolactinemia, podendo causar alteração menstrual e infertilidade nas mulheres. No homem, gera impotência sexual (por prejudicar a produção de testosterona) e ginecomastia (aumento das mamas).
4 Estrógeno: Grupo hormonal produzido principalmente pelos ovários e responsáveis por numerosas ações no organismo feminino (indução da primeira fase do ciclo menstrual, desenvolvimento dos ductos mamários, distribuição corporal do tecido adiposo em um padrão feminino, etc.).
5 Hepática: Relativa a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
6 Dopamina: É um mediador químico presente nas glândulas suprarrenais, indispensável para a atividade normal do cérebro.
7 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.