PRECAUÇÕES ELOFURAN

Atualizado em 28/05/2016
o ácido pipemídico, em doses terapêuticas, não interfere na funcionalidade hepática1 ou renal2. Nos pacientes com insuficiência renal3 severa é oportuno reajustar a posologia com base no clearance de creatinina4. Apesar de não ter manifestado efeito teratogênico5 ou toxicidade6 fetal nos animais de laboratório, recomenda-se cautela na administração do fármaco7 durante a gestação. Vestígios do medicamento foram encontrados no leite das lactantes8 tratadas com ácido pipemídico. Embora tais quantidades possam ser consideradas de nenhum efeito farmacológico, pode ocorrer interferência no sabor do leite. Na vigência do tratamento, aconselha-se reduzir o tempo de exposição direta ao sol pelo risco de fotossensibilização. - Interações medicamentosas: observou-se resistência cruzada do ácido pipemídico com outras quinolonas. O efeito do fármaco7 pode ser antagonizado pela administração concomitante de nitrofurantoína. O ácido pipemídico, como todos os quinolônicos, pode aumentar o efeito dos anticoagulantes9 orais, tais como, warfarin e seus derivados.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Hepática: Relativa a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
2 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
3 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal.
4 Creatinina: Produto residual das proteínas da dieta e dos músculos do corpo. É excretada do organismo pelos rins. Uma vez que as doenças renais progridem, o nível de creatinina aumenta no sangue.
5 Teratogênico: Agente teratogênico ou teratógeno é tudo aquilo capaz de produzir dano ao embrião ou feto durante a gravidez. Estes danos podem se refletir como perda da gestação, malformações ou alterações funcionais ou ainda distúrbios neurocomportamentais, como retardo mental.
6 Toxicidade: Capacidade de uma substância produzir efeitos prejudiciais ao organismo vivo.
7 Fármaco: Qualquer produto ou preparado farmacêutico; medicamento.
8 Lactantes: Que produzem leite; que aleitam.
9 Anticoagulantes: Substâncias ou medicamentos que evitam a coagulação, especialmente do sangue.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.