POSOLOGIA E ADMINISTRAÇÃO EMISTIN

Atualizado em 28/05/2016
creme: aplicar topicamente sobre a parte afetada uma camada fina do medicamento, cobrindo-a em seguida com gaze esterilizada. Repetir a aplicação cada 12 horas, ou a critério médico. Uso oral: adultos: 1 comprimido ou uma colher das de sobremesa (10 ml), 2 a 4 vezes ao dia, ou a critério médico. Crianças: de 1/4 a 1/2 dose para adultos, conforme o critério do pediatra. - Superdosagem: uso tópico1: topicamente aplicados os corticosteróides podem ser absorvidos em doses que podem causar efeitos sistêmicos2. Deve-se suspender o uso do produto e os efeitos desaparecerão. Uso oral: são raros os relatos de toxicidade3 aguda e/ou morte por superdosagem. Não há antídoto4 específico; o tratamento é de suporte e sintomático5. A DL50 oral de dexametasona em camundongos fêmeas foi de 6,5 g/kg.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Tópico: Referente a uma área delimitada. De ação limitada à mesma. Diz-se dos medicamentos de uso local, como pomadas, loções, pós, soluções, etc.
2 Sistêmicos: 1. Relativo a sistema ou a sistemática. 2. Relativo à visão conspectiva, estrutural de um sistema; que se refere ou segue um sistema em seu conjunto. 3. Disposto de modo ordenado, metódico, coerente. 4. Em medicina, é o que envolve o organismo como um todo ou em grande parte.
3 Toxicidade: Capacidade de uma substância produzir efeitos prejudiciais ao organismo vivo.
4 Antídoto: Substância ou mistura que neutraliza os efeitos de um veneno. Esta ação pode reagir diretamente com o veneno ou amenizar/reverter a ação biológica causada por ele.
5 Sintomático: 1. Relativo a ou que constitui sintoma. 2. Que é efeito de alguma doença. 3. Por extensão de sentido, é o que indica um particular estado de coisas, de espírito; revelador, significativo.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.