PRECAUÇÕES FEMARA

Atualizado em 28/05/2016
Femara não foi investigado em pacientes com clearance de creatinina1 < 10 ml/min. Como o letrozol se liga fracamente às proteínas2 plasmáticas, é previsto que seja removido da circulação3 por diálise4. Deve-se considerar cuidadosamente o potencial de risco/benefício para cada paciente antes de se administrar Femara. - Gravidez5 e lactação6: Femara está contra-indicado durante a gravidez5 e a lactação6. - Efeitos sobre a habilidade de dirigir veículos e/ou operar máquinas: é improvável que Femara comprometa a habilidade da paciente de dirigir veículos ou operar máquinas. No entanto, observaram-se fadiga7 e tontura8 com o uso de Femara. Os pacientes devem, portanto, ter cuidado ao operar máquinas ou dirigir veículos. - Interações medicamentosas: os estudos clínicos de interação com cimetidina e warfarina indicam que a co-administração de Femara com esses fármacos não resultou em interações clinicamente significativas. Adicionalmente, em um grande estudo clínico não houve evidência de interações clinicamente relevantes. E em pacientes que recebiam outros fármacos comumente prescritos (ex., benzodiazepínicos; barbituratos; antiinflamatórios não esteróides, como diclofenaco sódico; ibuprofeno; paracetamol; furosemida; omeprazol). Não existe experiência clínica, até o momento, sobre o uso de Femara em combinação com outros agentes antineoplásicos.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Creatinina: Produto residual das proteínas da dieta e dos músculos do corpo. É excretada do organismo pelos rins. Uma vez que as doenças renais progridem, o nível de creatinina aumenta no sangue.
2 Proteínas: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Alimentos que fornecem proteína incluem carne vermelha, frango, peixe, queijos, leite, derivados do leite, ovos.
3 Circulação: 1. Ato ou efeito de circular. 2. Facilidade de se mover usando as vias de comunicação; giro, curso, trânsito. 3. Movimento do sangue, fluxo de sangue através dos vasos sanguíneos do corpo e do coração.
4 Diálise: Quando os rins estão muito doentes, eles deixam de realizar suas funções, o que pode levar a risco de vida. Nesta situação, é preciso substituir as funções dos rins de alguma maneira, o que pode ser feito realizando-se um transplante renal, ou através da diálise. A diálise é um tipo de tratamento que visa repor as funções dos rins, retirando as substâncias tóxicas e o excesso de água e sais minerais do organismo, estabelecendo assim uma nova situação de equilíbrio. Existem dois tipos de diálise: a hemodiálise e a diálise peritoneal.
5 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
6 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
7 Fadiga: 1. Sensação de enfraquecimento resultante de esforço físico. 2. Trabalho cansativo. 3. Redução gradual da resistência de um material ou da sensibilidade de um equipamento devido ao uso continuado.
8 Tontura: O indivíduo tem a sensação de desequilíbrio, de instabilidade, de pisar no vazio, de que vai cair.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.