POSOLOGIA E ADMINISTRAÇÃO FLAGYL COMPRIMIDOS

Atualizado em 28/05/2016
tricomoníase: 2 g, em dose única ou 250 mg, 2 vezes ao dia, por 10 dias ou 400 mg, 2 vezes ao dia, por 7 dias. O esquema a ser utilizado deve ser individualizado para cada paciente. Esta posologia pode ser aumentada, a critério médico, e o tratamento repetido, se necessário, depois de 4 a 6 semanas. Como coadjuvante1 do tratamento por via oral, poderá ser utilizado o tratamento local. Os parceiros sexuais devem, também, ser tratados com 2 g, em dose única, a fim de prevenir recidivas2 e reinfecções recíprocas. Vaginites e uretrites por Gardenerella vaginalis: 2 g, em dose única, no primeiro e terceiro dias de tratamento ou 400 a 500 mg, 2 vezes ao dia, por 7 dias. O cônjuge deve ser tratado com 2 g, em dose única. Giardíase: 250 mg, 3 vezes ao dia, por 5 dias. Amebíase: 500 mg, 4 vezes ao dia, por 5 - 7 dias (amebíase intestinal) ou 7-10 dias (amebíase hepática3). Infecções4 anaeróbias: adultos e crianças maiores de 12 anos: 400 mg (1 comprimido de Flagyl comprimido 400 mg) três vezes ao dia, durante 7 dias ou a critério médico, após as refeições. Crianças menores de 12 anos: administrar a dose de 7,5 mg/kg, 3 vezes ao dia (22,5 mg/kg/dia), durante 7 dias, ou a critério médico. Para o tratamento das infecções4 anaeróbias, Flagyl também é apresentado na forma injetável. Para crianças, Flagyl é apresentado na forma de suspensão (Flagyl Pediátrico). - Superdosagem: doses únicas, por via oral, de até 15 g, foram relatadas em tentativas de suicídio e superdosagem acidental. Os sintomas5 relatados incluíram náuseas6, vômitos7 e ataxia8. O metronidazol, por via oral, têm sido estudado como sensibilizador à radiação no tratamento de tumores malignos. Efeitos neurotóxicos, incluindo convulsões e neuropatia periférica9, têm sido relatados, após 5 a 7 dias de doses de 6 a 10,4 g, dia sim, dia não. Não há antídoto10 específico, portanto, o tratamento deve ser sintomático11 e de suporte.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Coadjuvante: Que ou o que coadjuva, auxilia ou concorre para um objetivo comum.
2 Recidivas: 1. Em medicina, é o reaparecimento de uma doença ou de um sintoma, após período de cura mais ou menos longo; recorrência. 2. Em direito penal, significa recaída na mesma falta, no mesmo crime; reincidência.
3 Hepática: Relativa a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
4 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
5 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
6 Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc .
7 Vômitos: São a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Podem ser classificados em: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
8 Ataxia: Reflete uma condição de falta de coordenação dos movimentos musculares voluntários podendo afetar a força muscular e o equilíbrio de uma pessoa. É normalmente associada a uma degeneração ou bloqueio de áreas específicas do cérebro e cerebelo. É um sintoma, não uma doença específica ou um diagnóstico.
9 Neuropatia periférica: Dano causado aos nervos que afetam os pés, as pernas e as mãos. A neuropatia causa dor, falta de sensibilidade ou formigamentos no local.
10 Antídoto: Substância ou mistura que neutraliza os efeitos de um veneno. Esta ação pode reagir diretamente com o veneno ou amenizar/reverter a ação biológica causada por ele.
11 Sintomático: 1. Relativo a ou que constitui sintoma. 2. Que é efeito de alguma doença. 3. Por extensão de sentido, é o que indica um particular estado de coisas, de espírito; revelador, significativo.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.