POSOLOGIA E ADMINISTRAÇÃO LINCOMICINA

Atualizado em 28/05/2016
intramuscular: adultos: cada 24 horas. Graves: 600 mg (2 ml) cada 12 horas. Crianças acima de 1 mês de idade: 10 mg/kg cada 24 horas. Graves: 10 mg/kg cada 12 horas. Endovenosa: adultos: 600 mg (2 ml) cada 8 a 12 horas. Administrar em infusão de 5% de glicose1 em água ou solução salina normal, conforme demonstrado abaixo. Crianças acima de 1 mês de idade: 10 a 20 mg/kg/dia em 2 ou 3 doses em intervalos de 8 a 12 horas. Administrar como infusão diluída, como para adultos. Em infecções2 por estreptococos beta-hemolíticos, continuar o tratamento durante pelo menos 10 dias, para diminuir a possibilidade de febre reumática3 ou glomerulonefrite4 subseqüentes. Doses endovenosas são aplicadas na base de 1 g de Lincomicina diluída em não menos de 100 ml de solução apropriada, administrada como infusão por período não inferior a 1 h. Doses: 1 g em 100 ml de diluente durante 1 hora. 2 g em 200 ml de diluente durante 2 horas. 3 g em 300 ml de diluente durante 3 horas. 4 g em 400 ml de diluente durante 4 horas. Estas doses podem ser aumentadas quantas vezes forem necessárias, respeitando o tempo de administração e a dose máxima diária de 8 g.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Glicose: Uma das formas mais simples de açúcar.
2 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
3 Febre reumática: Doença inflamatória produzida como efeito inflamatório anormal secundário a infecções repetidas por uma bactéria chamada estreptococo beta-hemolítico do grupo A. Caracteriza-se por inflamação das articulações, febre, inflamação de uma ou mais de uma estrutura cardíaca, alterações neurológicas, eritema cutâneo. Com o tratamento mais intensivo da faringite estreptocócica, a freqüência desta doença foi consideravelmente reduzida.
4 Glomerulonefrite: Inflamação do glomérulo renal, produzida por diferentes mecanismos imunológicos. Pode produzir uma lesão irreversível do funcionamento renal, causando insuficiência renal crônica.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.