
POSOLOGIA FUMARATO DE CETOTIFENO - GOTAS
Adultos:
1 mg (1 ml da solução oral) duas vezes ao dia (tomado com as refeições a cada 12 horas). Em pacientes suscetíveis a sedação1, recomenda-se aumentar lentamente a dose durante a primeira semana de tratamento, iniciando-se com 0,5 mg (0,5 ml da solução oral) duas vezes ao dia e aumentando-se até a dose terapêutica2 completa. Quando necessário, a posologia diária pode ser aumentada até 4 mg, isto é, 2 mg (2 ml da solução oral) duas vezes ao dia. Na dose mais alta, pode-se esperar início acelerado da eficácia.
Crianças de 6 meses a 3 anos:
0,05 mg (1 gota3 da solução oral) por quilo de peso corporal, duas vezes ao dia (pela manhã e à noite). Exemplo: uma criança que pesa 10 kg deve receber 10 gotas da solução oral pela manhã e à noite.
Crianças acima de 3 anos:
1 mg (1 ml da solução oral) duas vezes ao dia (tomado pela manhã e à noite, com as refeições).
As observações clínicas confirmaram os achados farmacocinéticos e indicam que as crianças podem necessitar de dose mais elevada em mg/kg de peso corpóreo do que os adultos, a fim de se obter resultados adequados. Essa posologia mais elevada é tão bem tolerada quanto as doses mais baixas (veja também "Farmacocinética").
Tratamento broncodilatador4 simultâneo:
Quando são usados broncodilatadores5 simultaneamente com Fumarato de cetotifeno, a freqüência de uso do broncodilatador4 pode ser reduzida. Na prevenção da asma6 brônquica, podem transcorrer várias semanas de tratamento para atingir-se efeito terapêutico completo. Recomenda-se, portanto, que os pacientes que não respondam adequadamente dentro de algumas semanas sejam mantidos em tratamento com Fumarato de cetotifeno durante 2 a 3 meses no mínimo. Se for necessário interromper o tratamento com Fumarato de cetotifeno, isto deverá ser feito progressivamente durante um período de 2 a 4 semanas. Os sintomas7 da asma6 podem reaparecer.