POSOLOGIA E ADMINISTRAÇÃO NEUTROFER

Atualizado em 28/05/2016
para o uso pediátrico, a dose diária de ferro a ser aplicada, calcula-se conforme a gravidade do caso, e, salvo critério médico diferente, na base de 2,5 a 5,0 mg por kg de peso. Esta dose pode ser administrada, conforme o volume total resultante, em uma ou mais tomadas. Para fins de cálculo1, lembrar-se de que o teor férrico de cada apresentação de Neutrofer é o seguinte: flaconetes monodose = 50 mg de ferro trivalente por flaconete (5 ml); comprimidos = 100 mg de ferro trivalente por comprimido. Prematuros, lactentes2 e crianças até 4 anos: flaconetes monodose: a dose diária total recomendada é, conforme peso corporal e critério médico, de 1/2 flaconete (2,5 ml = 25 mg de ferro trivalente) a 1 flaconete (5 ml = 50 mg de ferro trivalente). Crianças de 4 a 12 anos: conforme peso corporal e a critério médico, são recomendadas doses diárias totais: flaconetes monodose: 1 (50 mg de ferro trivalente) a 2 (100 mg de ferro trivalente) flaconetes; comprimidos: 1 comprimido (100 mg de ferro trivalente), em 1 ou 2 tomadas. Adultos e adolescentes: no tratamento de ferropenias leves e moderadas recomenda-se doses diárias: flaconetes monodose: 1 (50 mg de ferro trivalente) a 2 (100 mg de ferro trivalente) flaconetes ao dia, ou a critério médico; comprimidos: 1/2 comprimido (50 mg de ferro trivalente) a 1 comprimido (100 mg de ferro trivalente) ao dia, ou a critério médico. Instruções de uso: recomenda-se administrar o preparado pouco antes ou durante as refeições. Os comprimidos podem ser mastigados ou ingeridos com água. A fim de garantir um tratamento eficiente, com adequada reposição do estoque orgânico de ferro, recomenda-se continuar com a administração de Neutrofer durante 1 mês após o desaparecimento dos sintomas3 clínicos e a normalização da taxa hemoglobínica, conforme critério médico. - Superdosagem: quando da ingestão acidental de doses muito acima das preconizadas, sintomas3 como náuseas4, sensação de plenitude gástrica podem ocorrer. Deve-se proceder ao esvaziamento gástrico e empregar medidas de apoio.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Cálculo: Formação sólida, produto da precipitação de diferentes substâncias dissolvidas nos líquidos corporais, podendo variar em sua composição segundo diferentes condições biológicas. Podem ser produzidos no sistema biliar (cálculos biliares) e nos rins (cálculos renais) e serem formados de colesterol, ácido úrico, oxalato de cálcio, pigmentos biliares, etc.
2 Lactentes: Que ou aqueles que mamam, bebês. Inclui o período neonatal e se estende até 1 ano de idade (12 meses).
3 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
4 Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc .

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.