PRECAUÇÕES NISTATINA

Atualizado em 28/05/2016
Nistatina Comprimidos e Suspensão não deve ser usada para o tratamento de micoses sistêmicas. Nistatina Creme Vaginal não deve ser usada para tratamento oral, tópico1 ou em infecções2 oculares. Não existem estudos comprovados que possam assegurar o uso de Nistatina em gestantes ou mulheres em fase de lactação3; a administração das formas orais (comprimidos e suspensão) ou vaginal (creme) deve ser precedida de uma avaliação médica dos fatores riscos/benefícios. Como Nistatina tem uso específico, aconselha-se um prévio diagnóstico4 para confirmação da candidíase5 e exclusão de outras infecções2 causadas por outros patógenos antes da prescrição. O uso em idosos (acima de 65 anos) deve ser restrito à prescrição e acompanhamento médico.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Tópico: Referente a uma área delimitada. De ação limitada à mesma. Diz-se dos medicamentos de uso local, como pomadas, loções, pós, soluções, etc.
2 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
3 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
4 Diagnóstico: Determinação de uma doença a partir dos seus sinais e sintomas.
5 Candidíase: É o nome da infecção produzida pela Candida albicans, um fungo que produz doença em mucosas, na pele ou em órgãos profundos (candidíase sistêmica).As infecções profundas podem ser mais freqüentes em pessoas com deficiência no sistema imunológico (pacientes com câncer, SIDA, etc.).

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.