INFORMAÇÕES AO PACIENTE PASALIX

Atualizado em 28/05/2016

Ação esperada do medicamentoPasalix tem a função de combater a ansiedade e a insônia.
Cuidados de armazenamento
O medicamento deve ser conservado em temperatura ambiente (entre 15°C e 30°C). Proteger da luz e umidade.
Prazo de validade
36 meses após data de fabricação impressa no cartucho.
Não use medicamentos com o prazo de validade vencido.
Conduta na gravidez1 e lactação2
Não deve ser usado durante a gravidez1 e lactação2 pois não existem estudos disponíveis que assegurem o uso nesta situação.
Não existem dados disponíveis com a associação dos 3 princípios ativos. Porém, um componente de Pasalix, Salix alba, possui identidade química com o ácido acetilsalicílico que é contra-indicado na gravidez1 e amamentação3. Redução do tônus e motilidade uterinas in vivo e in vitro têm sido documentados com extrato de Crataegus oxyacantha, não devendo ser utilizado na gravidez1 e lactação2. Os alcalóides contidos na Passiflora estimulam a atividade uterina em estudos animais. Em vista disso, seu uso em excesso durante a gravidez1 e a lactação2 deverá ser evitado.
Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez1 na vigência do tratamento ou após seu término. Informar ao médico se está amamentando.
Cuidados de administração
Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Interrupção do tratamento
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Reações adversas
Informe ao seu médico o aparecimento de reações desagradáveis.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
Ingestão concomitante com outras substâncias
Deve-se evitar o uso de bebidas alcóolicas durante o tratamento com Pasalix. Poderá haver interação medicamentosa com outras drogas cardiovasculares devido à ação da Crataegus oxyacantha, que é incompatível com o uso de digitálicos.
Devido à presença do Salix alba, deve-se evitar a prescrição para pacientes4 em tratamento com derivados de ácido acetilsalicílico ou anticoagulantes5.
Doses excessivas de Passiflora incarnata podem potencializar os efeitos dos inibidores da MAO6.
O uso de outros medicamentos com ação sedativa deve ser submetido à orientação médica.
Contraindicações e Precauções
Hipersensibilidade ao látex (reação cruzada com Passiflora incarnata).
Não aconselhamos o uso deste medicamento em pacientes com alergia7 ao ácido acetilsalicílico apesar de não haver referência na literatura consultada quanto à possibilidade de hipersensibilidade ao Salix alba nestes pacientes.
Devido à presença do Salix alba, deve-se evitar a prescrição para pacientes4 com úlceras8 gastrointestinais, déficits de coagulação9, hemorragias10 ativas e pacientes em tratamento com derivados de ácido acetilsalicílico ou anticoagulantes5.
A habilidade para operar máquinas ou dirigir veículos pode estar prejudicada.
Informe ao seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início ou durante o tratamento.

NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE11.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
2 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
3 Amamentação: Ato da nutriz dar o peito e o lactente mamá-lo diretamente. É um fenômeno psico-sócio-cultural. Dar de mamar a; criar ao peito; aleitar; lactar... A amamentação é uma forma de aleitamento, mas há outras formas.
4 Para pacientes: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Pacientes disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.
5 Anticoagulantes: Substâncias ou medicamentos que evitam a coagulação, especialmente do sangue.
6 Mão: Articulação entre os ossos do metacarpo e as falanges.
7 Alergia: Reação inflamatória anormal, perante substâncias (alérgenos) que habitualmente não deveriam produzi-la. Entre estas substâncias encontram-se poeiras ambientais, medicamentos, alimentos etc.
8 Úlceras: Feridas superficiais em tecido cutâneo ou mucoso que podem ocorrer em diversas partes do organismo. Uma afta é, por exemplo, uma úlcera na boca. A úlcera péptica ocorre no estômago ou no duodeno (mais freqüente). Pessoas que sofrem de estresse são mais susceptíveis a úlcera.
9 Coagulação: Ato ou efeito de coagular(-se), passando do estado líquido ao sólido.
10 Hemorragias: Saída de sangue dos vasos sanguíneos ou do coração para o exterior, para o interstício ou para cavidades pré-formadas do organismo.
11 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.

Tem alguma dvida sobre INFORMAÇÕES AO PACIENTE PASALIX?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta ser enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dvidas j respondidas.