REAÇÕES ADVERSAS PERMUT

Atualizado em 28/05/2016

REAÇÕES ADVERSAS LOCAIS, RELATADAS COM O USO DE  C ORTICOSTERÓIDES TÓPICOS, ESPECIALMENTE SOB CURATIVOS OCLUSIVOS, INCLUEM QUEIMAÇÃO, COCEIRA, IRRITAÇÃO, SECURA, FOLICULITE, HIPERTRICOSE1, ERUPÇÕES ACNEIFORMES, HIPOPIGMENTAÇÃO, DERMATITE2 PERIORAL, DERMATITE2 ALÉRGICA DE CONTATO, MACERAÇÃO DA PELE3, INFECÇÃO4 SECUNDÁRIA ATROFIA5 DA PELE3, ESTRIAS E MILIÁRIAS. ERUPÇÕES DA PELE3, IRRITAÇÃO E HIPERSENSIBILIDADE FORAM RELATADAS COM O USO TÓPICO6 DO SULFATO DE GENTAMICINA E DO CLIOQUINOL E, RARAMENTE, COM O TOLNAFTATO.ALTERAÇÕES DE EXAMES LABORATORIAIS: A ABSORÇÃO SISTÊMICA DO CLIOQUINOL PODE INTERFERIR COM TESTES DE FUNÇÃO TIREOIDIANA.
O TESTE DE CLORETO FÉRRICO PARA A FENILCETONÚRIA7 PODERÁ REVELAR RESULTADO FALSAMENTE POSITIVO SE O CLIOQUINOL ESTIVER PRESENTE NA URINA8.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Hipertricose: É a transformação de pêlos velus (de textura fina e distribuídos em todo o corpo) em pêlos terminais (mais grossos e escuros). Não é causada por um aumento na produção de androgênios, podendo ser congênita ou adquirida. A hipertricose adquirida pode ser ocasionada por ingestão de medicamentos, algumas doenças metabólicas, como hipotireoidismo e porfirias, ou doenças nutricionais, como anorexia, desnutrição ou síndromes de má absorção.
2 Dermatite: Inflamação das camadas superficiais da pele, que pode apresentar-se de formas variadas (dermatite seborreica, dermatite de contato...) e é produzida pela agressão direta de microorganismos, substância tóxica ou por uma resposta imunológica inadequada (alergias, doenças auto-imunes).
3 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
4 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
5 Atrofia: 1. Em biologia, é a falta de desenvolvimento de corpo, órgão, tecido ou membro. 2. Em patologia, é a diminuição de peso e volume de órgão, tecido ou membro por nutrição insuficiente das células ou imobilização. 3. No sentido figurado, é uma debilitação ou perda de alguma faculdade mental ou de um dos sentidos, por exemplo, da memória em idosos.
6 Tópico: Referente a uma área delimitada. De ação limitada à mesma. Diz-se dos medicamentos de uso local, como pomadas, loções, pós, soluções, etc.
7 Fenilcetonúria: A Fenilcetonúria é uma doença genética caracterizada pelo defeito ou ausência da enzima fenilalanina hidroxilase (PAH). Esta proteína catalisa o processo de conversão da fenilalanina em tirosina. A tirosina está envolvida na síntese da melanina. Esta doença pode ser detectada logo após o nascimento através de triagem neonatal (conhecida como Teste do Pezinho). Nesta doença, alguns alimentos podem intoxicar o cérebro e causar um quadro de retardo mental irreversível. As crianças que nascem com ela têm um problema digestivo no fígado. Há um odor corporal forte e vômitos após as refeições. Seu tratamento consiste em retirar a fenilalanina da alimentação por toda a vida.
8 Urina: Resíduo líquido produzido pela filtração renal no organismo, estocado na bexiga e expelido pelo ato de urinar.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.