PRECAUÇÕES ROZEX

Atualizado em 28/05/2016
devido à absorção mínima e conseqüente concentração plasmática insignificante após administração tópica do metronidazol, os efeitos adversos da forma oral não foram evidenciados com o uso de Rozex gel. Foi relatada a ocorrência de lacrimejamento com o uso de Rozex gel, devendo-se evitar o contato do produto com os olhos1. Se ocorrer irritação local, o paciente deve ser orientado a utilizar o medicamento com menor freqüência ou a interromper o seu uso temporariamente ou até segunda ordem. O metronidazol é um nitroimidazol e deve ser utilizado com cautela em pacientes portadores ou com história de discrasia sangüínea. Interações medicamentosas: embora pouco provável após administração tópica, deve-se ter em mente a possibilidade de interações medicamentosas em pacientes sob tratamento com anticoagulantes2. Foi relatado que o metronidazol oral potencializa o efeito anticoagulante3 de varfarina e cumarina, resultando em prolongamento do tempo de protrombina4. Uso na gravidez5 e lactação6: não há experiência do uso de Rozex em pacientes grávidas. Esta droga deve ser utilizada na gravidez5 somente se for considerada indispensável. Após administração oral o metronidazol é secretado no leite humano em concentrações similares àquelas encontradas no plasma7. Recomenda-se não utilizar o produto durante o período de amamentação8. Uso pediátrico: não foi estabelecida a segurança e eficácia em crianças.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Olhos:
2 Anticoagulantes: Substâncias ou medicamentos que evitam a coagulação, especialmente do sangue.
3 Anticoagulante: Substância ou medicamento que evita a coagulação, especialmente do sangue.
4 Protrombina: Proteína plasmática inativa, é a precursora da trombina e essencial para a coagulação sanguínea.
5 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
6 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
7 Plasma: Parte que resta do SANGUE, depois que as CÉLULAS SANGÜÍNEAS são removidas por CENTRIFUGAÇÃO (sem COAGULAÇÃO SANGÜÍNEA prévia).
8 Amamentação: Ato da nutriz dar o peito e o lactente mamá-lo diretamente. É um fenômeno psico-sócio-cultural. Dar de mamar a; criar ao peito; aleitar; lactar... A amamentação é uma forma de aleitamento, mas há outras formas.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.