INFORMAÇÕES TÉCNICAS SALDER S

Atualizado em 28/05/2016

A epiderme1 consiste de camada de epitélio2 pavimentoso estratificado, ligadas entre si mediante desmossomas e tonofibrilas, compostas em grande parte de queratina.A camada superficial, o epitélio2 cornificado, compõe-se de células3 pavimentosas colabadas, constituindo uma densa rede feita de queratina e lipoproteínas.
Certos fungos, particularmente dermatófitos4 necessitam da queratina para seu desenvolvimento, residindo por isso, no estrato córneo em tais lugares que oferecem alto grau de hidratação e alto pH.
Um método eficiente para suprimir as micoses é a remoção do estrato córneo, processo denominado "descamação5", obtido através de dissolução da queratina pelas assim chamadas substâncias "queratolíticas". Tanto o ácido salicílico quanto o enxofre são substâncias de reconhecida capacidade queratolítica. Além disso, ambas as substâncias exercem função antimicótica e bacteriostática, razão pela qual são amplamente usadas no tratamento tópico6 de várias afecções7 cutâneas8, particularmente de pitiríase versicolor, acne9, seborréia10 e dermatite11 seborréica, sendo nestas duas últimas de alta importância a sua ação removedora de acúmulo de lípides na superfície cutânea12.
Assim sendo, recomenda-se no combate de afecções7 mencionadas, o uso do ácido salicílico e do enxofre elementar (precipitado ou sublimado) e, particularmente de combinação destas duas substâncias. O ácido salicílico provoca descamação5 através da solubilização do cemento13 intercelular que liga as escamas à camada córnea14, tendo função ceratolítica em várias doenças cutâneas8 associadas com hiperceratose15 (por exemplo: ictiose, dermatite11 seborréica, psoríase16, dermatite11 eczematosa crônica, hiperceratose15 das palmas e solas, ceratose pilaris, verrugas, ceratose actínica17, etc.).
A dermatite11 seborréica é uma erupção18 inflamatória, eritematosa19 e descamativa que ocorre basicamente nas áreas que tem um grande número e alta atividade de glândulas sebáceas20, como o couro cabeludo, face21 e  tronco, o enxofre deve ser convertido a ácido pentatiônico (H2S2O6) para exercer ação germicida. Supõe-se que certos microorganismos ou as células3 epidérmicas efetuem a oxidação do enxofre a ácido pentatiônico quando o elemento é aplicado sobre a pele22. Tem ação queratolítica sobre doenças cutâneas8, não associadas à infecções23.

- INDICAÇÕES:

SALDER S -  Sabonete Medicinal é indicado para o tratamento da pitiríase versicolor, causada pela Malassezia furfur.
Por sua atividade fungicida, anti-seborréica e queratolítica, constitui terapia adjuvante e eficaz no tratamento da acne9 vulgaris e seborréia10.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Epiderme: Camada superior ou externa das duas camadas principais da pele.
2 Epitélio: Uma ou mais camadas de CÉLULAS EPITELIAIS, sustentadas pela lâmina basal, que recobrem as superfícies internas e externas do corpo.
3 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
4 Dermatófitos: Qualquer fungo microscópico que parasita a pele, as unhas ou os pelos.
5 Descamação: 1. Ato ou efeito de descamar(-se); escamação. 2. Na dermatologia, fala-se da eliminação normal ou patológica da camada córnea da pele ou das mucosas. 3. Formação de cascas ou escamas, devido ao intemperismo, sobre uma rocha; esfoliação térmica.
6 Tópico: Referente a uma área delimitada. De ação limitada à mesma. Diz-se dos medicamentos de uso local, como pomadas, loções, pós, soluções, etc.
7 Afecções: Quaisquer alterações patológicas do corpo. Em psicologia, estado de morbidez, de anormalidade psíquica.
8 Cutâneas: Que dizem respeito à pele, à cútis.
9 Acne: Doença de predisposição genética cujas manifestações dependem da presença dos hormônios sexuais. As lesões começam a surgir na puberdade, atingindo a maioria dos jovens de ambos os sexos. Os cravos e espinhas ocorrem devido ao aumento da secreção sebácea associada ao estreitamento e obstrução da abertura do folículo pilosebáceo, dando origem aos comedões abertos (cravos pretos) e fechados (cravos brancos). Estas condições favorecem a proliferação de microorganismos que provocam a inflamação característica das espinhas, sendo o Propionibacterium acnes o agente infeccioso mais comumente envolvido.
10 Seborréia: Também conhecida como dermatite seborreica, caspa ou eczema, é uma afecção crônica que se manifesta em partes do corpo onde existe maior produção de óleo pelas glândulas sebáceas ou a presença de um fungo, o Pityrosporum ovale. Manifesta-se sob a forma de lesões avermelhadas que descamam e coçam principalmente no couro cabeludo, sobrancelhas, barba, perto do nariz, atrás e dentro das orelhas, no peito, nas costas e nas dobras de pele (axilas, virilhas e debaixo dos seios). Nos bebês, é conhecida como crosta láctea, uma placa gordurosa que adere ao couro cabeludo, mas que pode também aparecer na região das fraldas. Não é contagiosa.
11 Dermatite: Inflamação das camadas superficiais da pele, que pode apresentar-se de formas variadas (dermatite seborreica, dermatite de contato...) e é produzida pela agressão direta de microorganismos, substância tóxica ou por uma resposta imunológica inadequada (alergias, doenças auto-imunes).
12 Cutânea: Que diz respeito à pele, à cútis.
13 Cemento: Tecido conjuntivo rígido, semelhante à osso, revestindo a raiz de um dente desde a junção cemento-esmalte até o ápice, e que reveste o ápice do canal radicular, também auxiliando na sustentação do dente por funcionar como estrutura de fixação para o ligamento periodontal. (Tradução livre do original
14 Camada córnea: A camada córnea é uma das cinco camadas que compõem a epiderme. Ela é constituída por células mortas, sem núcleo, achatadas e em forma de lâminas. Estas lâminas se sobrepõem formando uma estrutura rígida e hidrófila, com função de proteção contra agentes físicos, químicos e biológicos, além de impedir a evaporação de água. Nesta camada, ocorre o desprendimento constante dos queratinócitos e com renovação constante da epiderme.
15 Hiperceratose: Em Dermatologia, é a hiperplasia da camada córnea da epiderme. E, em Oftalmologia, é a hipertrofia da córnea.
16 Psoríase: Doença imunológica caracterizada por lesões avermelhadas com descamação aumentada da pele dos cotovelos, joelhos, couro cabeludo e costas juntamente com alterações das unhas (unhas em dedal). Evolui através do tempo com melhoras e pioras, podendo afetar também diferentes articulações.
17 Actínica: Referente às radiações capazes de ativar transformações químicas em certas substâncias (por exemplo, a luz do sol ao incidir sobre o tecido humano ou vegetal).
18 Erupção: 1. Ato, processo ou efeito de irromper. 2. Aumento rápido do brilho de uma estrela ou de pequena região da atmosfera solar. 3. Aparecimento de lesões de natureza inflamatória ou infecciosa, geralmente múltiplas, na pele e mucosas, provocadas por vírus, bactérias, intoxicações, etc. 4. Emissão de materiais magmáticos por um vulcão (lava, cinzas etc.).
19 Eritematosa: Relativo a ou próprio de eritema. Que apresenta eritema. Eritema é uma vermelhidão da pele, devido à vasodilatação dos capilares cutâneos.
20 Glândulas Sebáceas: Órgãos formados por pequenas bolsas, localizados na DERME. Cada glândula apresenta um único ducto que emerge de um grupo de alvéolos ovais. Cada alvéolo é constituído por uma membrana basal transparente, encerrando células epiteliais. Os ductos da maior parte das glândulas sebáceas se abrem nos folículos pilosos, porém alguns se abrem na superfície da PELE. Glândulas sebáceas secretam SEBO.
21 Face: Parte anterior da cabeça que inclui a pele, os músculos e as estruturas da fronte, olhos, nariz, boca, bochechas e mandíbula.
22 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
23 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.