PRECAUÇÕES TETRACICLINA

Atualizado em 28/05/2016
o uso de tetraciclinas pode favorecer o supercrescimento de organismos não sensíveis, inclusive fungos (fator comum com outros antibióticos). Em virtude das tetraciclinas diminuírem a atividade protrombínica do plasma1, pacientes em terapia simultânea com anticoagulantes2 podem necessitar de uma redução de dosagem do anticoagulante3. Avaliações laboratoriais devem ser feitas periodicamente, durante terapia prolongada, incluindo estudos hematopoiéticos, renais e hepáticos. A terapia com Tetraciclinas deve ser mantida durante, pelo menos 24 a 48 horas após terem cessado os sintomas4 e a febre5. As cápsulas de Tetraciclina devem ser ingeridas uma hora antes ou duas horas depois das refeições. O uso em idosos (acima de 65 anos) requer acompanhamento médico. Interações medicamentosas: por possuir a característica de quelação bidentada de metais, principalmente divalentes, não deve ser administrada com alimentos ou medicamentos que os contenham, essencialmente leite e seus derivados e medicamentos que contenham ferro, alumínio ou magnésio. O uso de tetraciclinas e metoxiflurano pode resultar em toxicidade6 renal7 fatal. É aconselhável evitar a administração concomitante da tetraciclina com peniciclinas devido à ação bacteriostática daquela interferir na ação bactericida das últimas.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Plasma: Parte que resta do SANGUE, depois que as CÉLULAS SANGÜÍNEAS são removidas por CENTRIFUGAÇÃO (sem COAGULAÇÃO SANGÜÍNEA prévia).
2 Anticoagulantes: Substâncias ou medicamentos que evitam a coagulação, especialmente do sangue.
3 Anticoagulante: Substância ou medicamento que evita a coagulação, especialmente do sangue.
4 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
5 Febre: É a elevação da temperatura do corpo acima dos valores normais para o indivíduo. São aceitos como valores de referência indicativos de febre: temperatura axilar ou oral acima de 37,5°C e temperatura retal acima de 38°C. A febre é uma reação do corpo contra patógenos.
6 Toxicidade: Capacidade de uma substância produzir efeitos prejudiciais ao organismo vivo.
7 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.