POSOLOGIA TEMODAL

Atualizado em 28/05/2016

Pacientes adultos: Em pacientes não tratados anteriormente com quimioterapia1, TEMODAL* é administrado por via oral em dose de 200 mg/m2 uma vez ao dia durante 5 dias, em ciclos de 28 dias. Para os pacientes anteriormente tratados com quimioterapia1, a dose inicial é de 150 mg/m2 uma vez ao dia, que é aumentada no segundo ciclo para 200 mg/m2 diariamente, para proporcionar contagem absoluta de neutrófilos2 (CAN) maior ou igual a 1,5 x 109/L e a de plaquetas3 for maior ou igual a 100 x 109/L no dia 1 do ciclo seguinte.


Pacientes pediátricos:

Em pacientes de 3 anos de idade ou maiores, TEMODAL* é administrado por via oral na dose de 200 mg/m2 uma vez ao dia durante 5 dias, em ciclos de 28 dias. Os pacientes pediátricos anteriormente tratados com quimioterapia1 devem receber uma dose inicial de 150 mg/m2 uma vez por dia durante 5 dias, aumentando até 200 mg/m2 uma vez ao dia no ciclo seguinte, se não for observada toxicidade4 hematológica.
O tratamento pode continuar até que ocorra progressão da doença por no máximo 2 anos.
TEMODAL* deve ser administrado em jejum ou pelo menos uma hora antes da refeição.

O tratamento antiemético5 pode ser administrado antes ou depois da administração de TEMODAL*. Caso venha a ocorrer vômitos6 após a administração, uma segunda dose deve ser administrada neste dia.
As cápsulas de TEMODAL* não devem ser abertas nem mastigadas, devendo ser deglutidas inteiras com um copo de água. Se a cápsula for danificada, evite o contato do pó com a pele7 ou membranas mucosas8.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Quimioterapia: Método que utiliza compostos químicos, chamados quimioterápicos, no tratamento de doenças causadas por agentes biológicos. Quando aplicada ao câncer, a quimioterapia é chamada de quimioterapia antineoplásica ou quimioterapia antiblástica.
2 Neutrófilos: Leucócitos granulares que apresentam um núcleo composto de três a cinco lóbulos conectados por filamenos delgados de cromatina. O citoplasma contém grânulos finos e inconspícuos que coram-se com corantes neutros.
3 Plaquetas: Elemento do sangue (não é uma célula porque não apresenta núcleo) produzido na medula óssea, cuja principal função é participar da coagulação do sangue através da formação de conglomerados que tamponam o escape do sangue por uma lesão em um vaso sangüíneo.
4 Toxicidade: Capacidade de uma substância produzir efeitos prejudiciais ao organismo vivo.
5 Antiemético: Substância que evita o vômito.
6 Vômitos: São a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Podem ser classificados em: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
7 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
8 Mucosas: Tipo de membranas, umidificadas por secreções glandulares, que recobrem cavidades orgânicas em contato direto ou indireto com o meio exterior.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.