ADMINISTRAÇÃO UNITREXATE

Atualizado em 28/05/2016
Os frascos-ampolas de Unitrexate devem ser manuseados apenas por pessoas treinadas. Este manuseio deve ser feito em área propriamente designada (sobre bandeja lavável ou sobre papel plástico descartável) e por funcionárias não grávidas, já que se trata de um agente citotóxico1.Deve-se também utilizar proteção para os olhos2, luvas descartáveis, máscara e aventais descartáveis.
Seringas e material para infusão devem ser cuidadosamente manuseados e montados para evitar vazamentos.
Todas as superfícies expostas devem ser limpas, lavando-se em seguida as mãos3 e o rosto.
Todas as agulhas usadas devem ser colocadas num coletor apropriado para materiais perfurocortantes, e todos os outros itens descartáveis devem ser colocados num saco plástico, o qual deve ser encaminhado para o devido descarte, seguindo o procedimento da instituição onde foi utilizado.
Qualquer porção não utilizada da solução deve ser descartada.
Se houver contato acidental com os olhos2, deve-se lavar imediatamente com água e sabão e remover toda a roupa contaminada. Se o produto for acidentalmente inalado ou ingerido, recomenda-se procurar um médico imediatamente.
Não utilizar o medicamento se o prazo de validade estiver vencido.
Soluções de Unitrexate devem ser inspecionadas visualmente quanto à partículas em suspensão e descoloração, quando a solução e o frasco-ampola permitirem.
Unitrexate é administrado por injeção intramuscular4, intravenosa ou intratecal; podendo a droga também ser administrada por via intra-arterial.
Para o tratamento de leucemia5 meníngea6, Unitrexate deve ser administrado por via intratecal, já que a passagem da droga do sangue7 para o líquido cerebrospinal é mínima. Previamente à administração intratecal de Unitrexate, um volume de líquido cerebrospinal aproximadamente equivalente ao volume de solução de Unitrexate a ser injetada (5 a 15mL) é, normalmente, retirado. Se uma punção na região lombar8 for traumática, Unitrexate não deverá ser administrado por via intratecal. Dois dias devem decorrer antes de se tentar novamente a injeção9 por essa via.
Unitrexate deve ser administrado por via intratecal somente se houver circulação10 do fluido espinal livre de sangue7.
Alguns médicos recomendaram que o volume total de Unitrexate seja administrado por via intratecal, dentro de 15 a 30 segundos. Aspiração não deve ser realizada.
Para injeção9 intratecal, soluções de Unitrexate livres de conservantes contendo 1mg/mL podem ser usadas. Soluções de Unitrexate contendo conservantes não devem ser administradas por via intratecal.
As soluções podem ser preparadas usando Solução de Cloreto de Sódio 0,9‰ livre de conservantes como diluente.
Quanto ao Unitrexate Comprimidos, deve-se lembrar que sua administração é por via oral e de preferência com água, sempre seguindo a orientação médica quanto ao intervalo e posologia.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Citotóxico: Diz-se das substâncias que são tóxicas às células ou que impedem o crescimento de um tecido celular.
2 Olhos:
3 Mãos: Articulação entre os ossos do metacarpo e as falanges.
4 Injeção intramuscular: Injetar medicamento em forma líquida no músculo através do uso de uma agulha e seringa.
5 Leucemia: Doença maligna caracterizada pela proliferação anormal de elementos celulares que originam os glóbulos brancos (leucócitos). Como resultado, produz-se a substituição do tecido normal por células cancerosas, com conseqüente diminuição da capacidade imunológica, anemia, distúrbios da função plaquetária, etc.
6 Meníngea: Relativa ou própria da meninge.
7 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
8 Região Lombar:
9 Injeção: Infiltração de medicação ou nutrientes líquidos no corpo através de uma agulha e seringa.
10 Circulação: 1. Ato ou efeito de circular. 2. Facilidade de se mover usando as vias de comunicação; giro, curso, trânsito. 3. Movimento do sangue, fluxo de sangue através dos vasos sanguíneos do corpo e do coração.

Tem alguma dvida sobre ADMINISTRAÇÃO UNITREXATE?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta ser enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dvidas j respondidas.