INFORMAÇÕES AO PACIENTE TENSULAN

Atualizado em 28/05/2016

Ação esperada do medicamentoSuprir as carências de vitaminas A, E e B6.

Cuidados de armazenamento
Conservar em temperatura ambiente (entre 15 e 30°C). Proteger da luz e umidade.

Prazo de validade
24 meses após data de fabricação impressa no cartucho.
Não utilize medicamentos com o prazo de validade vencido.

Gravidez1 e lactação2
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou que possam ficar grávidas durante o tratamento.
A vitamina3 A, em doses superiores a 10.000 UI/dia, pode ocasionar deformações em fetos. Por isto, Tensulan não deve ser utilizado durante a gravidez1. Informe ao se médico a ocorrência de gravidez1 na vigência do tratamento ou após o seu término. Informar ao médico se está amamentando.

Se durante o tratamento a menstruação4 da mulher não aparecer, suspender Tensulan e avisar ao médico.

Cuidados de administração
Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. É recomendada a ingestão de uma a duas cápsulas de Tensulan ao dia por 2 a 3 meses.

Interrupção do tratamento
Não interromper o tratamento sem o conhecimento de seu médico.

Reações adversas
A vitamina3 B6 é hidrossolúvel e rapidamente excretada na urina5. Algumas reações adversas são observadas como parestesia6, sonolência e diminuição do nível de ácido fólico no soro7. Uma neuropatia8 sensorial tóxica tem sido observada em indivíduos que usam cronicamente 2g de piridoxina por dia. Foram relatados sintomas9 de dependência física após a supressão da droga em adultos que recebiam 200mg por dia. Outros efeitos adversos atribuíveis à piridoxina em doses de 150 a 200mg/dia são: queixas sobre acidez estomacal, indigestão, náuseas10, dores abdominais e falta de apetite. Em mulheres em fase de amamentação11, a piridoxina provoca a diminuição da produção de leite materno.

A vitamina3 A, em doses iguais ou superiores a 1.000.000 UI/dia, durante três dias, ou 50.000 UI/dia durante 12 ou mais meses, poderá causar intoxicações aguda ou crônica. Estas se manifestam por queda de cabelos, inchaço12, boca13 ressecada, dor de cabeça14, perda de apetite, enjôo, sonolência, cansaço, desânimo, aumento ou diminuição das regras, visão15 dupla, convulsões, dores articulares, sensibilidade aumentada à luz e sangramentos, inclusive debaixo da pele16. Nestes casos, interromper imediatamente o uso de Tensulan e procurar o médico assistente.

Informe ao médico a ocorrência de reações desagradáveis.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

Ingestão concomitante com outras substâncias
Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento. Pacientes parkinsonianos, usando levodopa pura, não associada a inibidores de descarboxilase, não devem utilizar Tensulan já que a vitamina3 B6 inibe a ação terapêutica17 da levodopa pura.

Mulheres usando anticoncepcional devem utilizar doses menores de Tensulan devido ao aumento do nível sanguíneo de vitamina3 A causada por esta medicação.

A absorção de vitamina3 A está diminuída com o uso de doses elevadas de hidróxido de alumínio.

O uso concomitante com colestiramina, óleo mineral, neomicina oral, aumenta a necessidade de vitamina3 A.

Contra-indicações e precauções
Tensulan é contra-indicado na gravidez1, na hipervitaminose A e em caso de hipersensibilidade a quaisquer de seus componentes. Se durante o tratamento de mulheres, em idade fértil, a menstruação4 não aparecer, o uso de Tensulan deverá ser suspenso e comunicar o fato ao médico. Tensulan deve ser usado com cautela em pacientes com insuficiência renal18 crônica.

Acetato de tocoferol concomitantemente usado com anticoagulantes19, como por exemplo a varfarina, ou em pacientes portadores de deficiência de vitamina3 K pode causar sangramento e retardar a cicatrização.

Informe ao seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início ou durante o tratamento.

NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE20.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
2 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
3 Vitamina: Compostos presentes em pequenas quantidades nos diversos alimentos e nutrientes e que são indispensáveis para o desenvolvimento dos processos biológicos normais.
4 Menstruação: Sangramento cíclico através da vagina, que é produzido após um ciclo ovulatório normal e que corresponde à perda da camada mais superficial do endométrio uterino.
5 Urina: Resíduo líquido produzido pela filtração renal no organismo, estocado na bexiga e expelido pelo ato de urinar.
6 Parestesia: Sensação cutânea subjetiva (ex.: frio, calor, formigamento, pressão, etc.) vivenciada espontaneamente na ausência de estimulação.
7 Soro: Chama-se assim qualquer líquido de características cristalinas e incolor.
8 Neuropatia: Doença do sistema nervoso. As três principais formas de neuropatia em pessoas diabéticas são a neuropatia periférica, neuropatia autonômica e mononeuropatia. A forma mais comum é a neuropatia periférica, que afeta principalmente pernas e pés.
9 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
10 Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc .
11 Amamentação: Ato da nutriz dar o peito e o lactente mamá-lo diretamente. É um fenômeno psico-sócio-cultural. Dar de mamar a; criar ao peito; aleitar; lactar... A amamentação é uma forma de aleitamento, mas há outras formas.
12 Inchaço: Inchação, edema.
13 Boca: Cavidade oral ovalada (localizada no ápice do trato digestivo) composta de duas partes
14 Cabeça:
15 Visão: 1. Ato ou efeito de ver. 2. Percepção do mundo exterior pelos órgãos da vista; sentido da vista. 3. Algo visto, percebido. 4. Imagem ou representação que aparece aos olhos ou ao espírito, causada por delírio, ilusão, sonho; fantasma, visagem. 5. No sentido figurado, concepção ou representação, em espírito, de situações, questões etc.; interpretação, ponto de vista. 6. Percepção de fatos futuros ou distantes, como profecia ou advertência divina.
16 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
17 Terapêutica: Terapia, tratamento de doentes.
18 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal.
19 Anticoagulantes: Substâncias ou medicamentos que evitam a coagulação, especialmente do sangue.
20 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.