
INFORMAÇÃO AO PACIENTE FLUIR
FLUIR* está indicado na profilaxia e no tratamento das broncoconstrições em pacientes com doença obstrutiva reversível das vias aéreas.
FLUIR* deve ser mantido à temperatura ambiente (máximo de 25°C), ao abrigo do calor e da umidade.
O prazo de validade de FLUIR* é de 24 meses e encontra-se gravado na embalagem externa do produto; em caso de vencimento, inutilize o produto.
Informe seu médico sobre a ocorrência de gravidez1 na vigência do tratamento ou após o seu término. Informar ao médico se está amamentando.
Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
ATENÇÃO: NÃO ENGULA AS CÁPSULAS. USE EXCLUSIVAMENTE PARA INALAÇÃO.
Para se assegurar uma administração adequada, o paciente deve ser informado sobre as instruções de uso do inalador pelo médico ou por outro profissional de saúde2.
É importante para o paciente entender que a cápsula de gelatina pode fragmentar-se e que pequenos pedaços de gelatina podem atingir a boca3 ou a garganta4 após a inalação. As cápsulas só devem ser retiradas do blíster imediatamente antes do uso. Para usar o inalador, proceda do seguinte modo:
1. Retire a tampa.
2. Segure firmemente a base do inalador e, para abrir, gire o bocal na direção indicada pela seta.
3. Remova a cápsula do blíster, levantando e puxando a aba de alumínio, e coloque-a no compartimento adequado, na base do inalador. É importante que a cápsula somente seja retirada do blíster imediatamente antes do uso.
4. Mantenha o inalador em posição vertical, pressione os botões laterais completamente, uma só vez, acompanhando visualmente a perfuração das duas extremidades da cápsula. Os botões são relativamente duros para garantir a eficácia da perfuração.
5. Pressione levemente um dos botões, empurrando um dos lados da cápsula para certificar-se de que ela se encontra solta no fundo do compartimento. Soltar a cápsula é uma operação que garante a eficácia da aspiração, pois durante a perfuração a cápsula pode ficar presa no fundo do compartimento
6. Gire o bocal de volta para a posição fechada.
7. Expire o máximo possível.
8. Coloque aproximadamente 2/3 do bocal do inalador na boca3 e feche os lábios ao redor dele. Inspire de maneira rápida e o mais profundamente possível. Você deverá ouvir um som de vibração, como se a cápsula girasse na câmara do inalador com a dispersão do produto.
9. Quando ouvir o som de vibração, segure a respiração pelo maior tempo que você confortavelmente conseguir (aproximadamente 10 segundos); enquanto isso, retire o inalador da boca3. Em seguida respire normalmente. Abra o inalador e verifique se ainda há resíduo de pó na cápsula. Se ainda restar pó na cápsula, repita os passos de 5 a 9.
10. Após o uso, abra o inalador e remova a cápsula vazia, a cápsula poderá ter se partido em pequenos fragmentos5 e estes fragmentos5 de gelatina poderão ter atingido sua boca3 ou garganta4. A gelatina é comestível e, portanto, não é prejudicial. Da mesma forma, fragmentos5 de gelatina podem permanecer no fundo do compartimento e estes resíduos deverão ser removidos com auxílio de uma escovinha ou pincel macio. Feche o bocal e recoloque a tampa.
Limpeza do inalador. Para melhor conservação de seu inalador, faça uso de escova ou pincel macio, removendo resíduos após cada uso. Após o último uso do dia, limpe o bocal e o compartimento da cápsula com uma haste flexível de algodão, podendo ocasionalmente umedecê-la em solução antisséptica (como, por exemplo, água oxigenada 10 volumes). Não utilize álcool, pois poderá danificar a superfície plástica. Seguindo estes cuidados de conservação, a vida útil estimada de seu inalador é de 3 meses.
Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico. É importante que você mantenha as medicações prescritas, não interrompendo ou reduzindo as doses, mesmo que você esteja se sentindo bem. Se o alívio na dificuldade de respiração não for adequado ou se perdurar por períodos menores do que o habitual, comunique o fato a seu médico o mais brevemente possível.
Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis. Com FLUIR* podem ocorrer as seguintes reações: ocasionalmente, tremor, aceleração e irregularidade dos batimentos cardíacos ou dores de cabeça6; raramente, cãibras e dores musculares, agitação, tontura7, nervosismo ou cansaço, dificuldade para dormir, irritação na boca3 ou na garganta4 e broncospasmo. Alguns desses efeitos desaparecem no decorrer do tratamento. Comunique ao seu médico se alguma dessas reações não desejadas persistir ou se causar muito desconforto. Procure também o seu médico se observar qualquer outra reação além das indicadas.
Comunique ao seu médico se ocorrer reação alérgica8 ou outro tipo de reação com o fumarato de formoterol e/ou se for alérgico a qualquer outra substância. Antes de usar o produto, comunique também ao seu médico se você sofre de alguma doença do coração9, de diabetes10 ou problemas de tireóide.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS .
Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início ou durante o tratamento. Comunique ao seu médico caso esteja utilizando ,ou necessite utilizar, qualquer outro tipo de medicamento.
FLUIR* cápsulas de pó para inalação de fumarato de formoterol é adequado para crianças acima de 5 anos de idade, desde que estas possam usar o inalador corretamente, contando com a ajuda de um adulto. FLUIR* é também adequado para pacientes11 idosos.
NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DE SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE2