PRECAUÇÕES VINCRISTINA 1 MG - 1 FR + DILUENTE
Atualizado em 28/05/2016
Foi relatado que com o uso de Vincristina pode ocorrer nefropatia4 úrica aguda, consequente à administração de drogas oncolíticas. Leucopenia5 ou infecção6 complicante, é motivo para se ter ponderação antes de administrar doses subsequentes. Pelo fato de a Vincristina parecer não atravessar a barreira hemato-encefálica7 em quantidades adequadas, outras drogas e vias de administração poderão ser necessárias se for diagnosticada uma leucemia8 do sistema nervoso central9. Pessoas que estejam sendo tratadas com drogas de potencial neurotóxico e portadores de doença neuromuscular preexistente deverão ser tratados com especial atenção quanto à posologia e aos efeitos colaterais10.
Certificar-se que a agulha esteja corretamente colocada na veia antes que qualquer quantidade de líquido seja injetado. O extravasamento do líquido quando injetado inadvertidamente nos tecidos adjacentes pode causar grande irritação. A aplicação deverá ser imediatamente interrompida e qualquer quantidade restante deverá ser injetada em outra veia.
A injeção11 de hialuronidase e a aplicação de compressas quentes no local parecem diminuir o desconforto e a possibilidade de celulite12.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).
Complementos
1 Reprodução: 1. Função pela qual se perpetua a espécie dos seres vivos. 2. Ato ou efeito de reproduzir (-se). 3. Imitação de quadro, fotografia, gravura, etc.
2 Teratogênico: Agente teratogênico ou teratógeno é tudo aquilo capaz de produzir dano ao embrião ou feto durante a gravidez. Estes danos podem se refletir como perda da gestação, malformações ou alterações funcionais ou ainda distúrbios neurocomportamentais, como retardo mental.
3 Feto: Filhote por nascer de um mamífero vivíparo no período pós-embrionário, depois que as principais estruturas foram delineadas. Em humanos, do filhote por nascer vai do final da oitava semana após a CONCEPÇÃO até o NASCIMENTO, diferente do EMBRIÃO DE MAMÍFERO prematuro.
4 Nefropatia: Lesão ou doença do rim.
5 Leucopenia: Redução no número de leucócitos no sangue. Os leucócitos são responsáveis pelas defesas do organismo, são os glóbulos brancos. Quando a quantidade de leucócitos no sangue é inferior a 6000 leucócitos por milímetro cúbico, diz-se que o indivíduo apresenta leucopenia.
6 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
7 Encefálica: Referente a encéfalo.
8 Leucemia: Doença maligna caracterizada pela proliferação anormal de elementos celulares que originam os glóbulos brancos (leucócitos). Como resultado, produz-se a substituição do tecido normal por células cancerosas, com conseqüente diminuição da capacidade imunológica, anemia, distúrbios da função plaquetária, etc.
9 Sistema Nervoso Central: Principais órgãos processadores de informação do sistema nervoso, compreendendo cérebro, medula espinhal e meninges.
10 Efeitos colaterais: 1. Ação não esperada de um medicamento. Ou seja, significa a ação sobre alguma parte do organismo diferente daquela que precisa ser tratada pelo medicamento. 2. Possível reação que pode ocorrer durante o uso do medicamento, podendo ser benéfica ou maléfica.
11 Injeção: Infiltração de medicação ou nutrientes líquidos no corpo através de uma agulha e seringa.
12 Celulite: Inflamação aguda das estruturas cutâneas, incluindo o tecido adiposo subjacente, geralmente produzida por um agente infeccioso e manifestada por dor, rubor, aumento da temperatura local, febre e mal estar geral.
