PRECAUÇÕES E ADVERTÊNCIAS HELMIBEN

Atualizado em 28/05/2016
Mebendazol tem demonstrado atividade embriotóxica e teratogênica1 em ratas prenhAs em doses orais tão baixas quanto 10mg/kg de peso. Assim sendo, mebendazol pode causar lesão2 ao feto3 se administrado durante a gravidez4.
Como a segurança do mebendazol e tiabendazol não foi determinada, HELMIBEN®  NF não deve ser usado durante a gravidez4 e a lactação5. HELMIBEN® NF não foi profundamente estudado em crianças abaixo de cinco anos, portanto a relação risco/benefício deve ser considerada em crianças nesta FAIXA etária. Pacientes com disfunção renal6 ou hepática7 devem ser cuidadosamente controlados. cristalúria com ou sem hematúria8 tem sido relatada após descontinuar a terapia. em alguns pacientes, a urina9 pode ter odor característico, similar aquele que ocorre após comer aspargos. o odor persistirá por um dia após descontinuaR o tratamento. Como HELMIBEN® NF causa sonolência em alguns pacientes, deve-se evitar durante o tratamento, o manejo de veículoS ou máquinas que requeiram atenta vigilância.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Teratogênica: Agente teratogênico ou teratógeno é tudo aquilo capaz de produzir dano ao embrião ou feto durante a gravidez. Estes danos podem se refletir como perda da gestação, malformações ou alterações funcionais ou ainda distúrbios neurocomportamentais, como retardo mental.
2 Lesão: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
3 Feto: Filhote por nascer de um mamífero vivíparo no período pós-embrionário, depois que as principais estruturas foram delineadas. Em humanos, do filhote por nascer vai do final da oitava semana após a CONCEPÇÃO até o NASCIMENTO, diferente do EMBRIÃO DE MAMÍFERO prematuro.
4 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
5 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
6 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
7 Hepática: Relativa a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
8 Hematúria: Eliminação de sangue juntamente com a urina. Sempre é anormal e relaciona-se com infecção do trato urinário, litíase renal, tumores ou doença inflamatória dos rins.
9 Urina: Resíduo líquido produzido pela filtração renal no organismo, estocado na bexiga e expelido pelo ato de urinar.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.