INFORMAÇÕES TÉCNICAS SALIVAN

Atualizado em 28/05/2016

Características
SALIVAN® é uma preparação de carmelose sodica (CMC) especifica para uso como substituto da
saliva humana.
A boca1-seca e um sintoma2 conhecido por varias designações como: oligosália, aptialismo, estomite seca
ou, de forma mais comum, xerostomia3. Por si so a xerostomia3 não representa uma entidade como doença,
mas uma manifestação clinica que ocorre em uma serie de condições medicas.
As alterações nos tecidos moles intra-orais resultantes da xerostomia3, não só complicam o diagnostico4 e
os procedimentos de tratamento, mas também causam extremo desconforto e dor ao paciente induzindo
a problemas de nutrição5 e dentários de grande significado clinico e por vezes de graves consequências
para a saúde6.
Quando a condição da xerostomia3 e transitória, geralmente, não provoca complicações orais serias. Com
menor frequência a redução do fluxo salivar pode persistir por longos períodos e acarretar problemas
clínicos frustrantes e difíceis de serem resolvidos.
A própria modificação do meio ambiente oral propicia o aumento das caries7, alem disto a xerostomia3
promove fissuras8 e sangramento na língua9. Finalmente a xerostomia3 pode levar a dor, torna a fala difícil
e dificulta a alimentação.
Já foram observadas que alterações no paladar10 são quase sempre acompanhadas de xerostomia3.
Na xerostomia3 severa, a língua9 é inicialmente recoberta por uma camada de celulas11 da camada papilar
da língua9 levemente atrofiadas, posteriormente ocorre uma completa atrofia12 da camada papilar.
A xerostomia3 esta associada a varias doenças e estados fisiológicos, podendo ser considerada um
sintoma2 comum nas seguintes condições: radioterapia13 da cabeça14 e pescoço15, ausência ou remoção das
glândulas salivares16, síndrome17 de Sjogren, doenças das glândulas salivares16, administração de drogas,
fatores psiquicos, doenças sistêmicas, menopausa18, velhice e outras condições fisiológicas19, dentes em
mas condições e função mastigatória alterada.
O alivio das condições previamente descritas e necessário para a manutenção dos pacientes em bom
estado geral e o uso de um substituto artificial para a saliva e imprescindível para garantir a boa evolução
dos pacientes.
SALIVAN® e um preparado de carboximetilcelulose ou "Carmellose Sodium", também denominada de
CARMELOSE ou CMC, contendo sais em formulação semelhante a da saliva humana. O alivio dos sintomas20
e imediato e completo apos a aplicação de um pequeno volume na boca1. O efeito lubrificante permanece
em geral de 1 a 3 horas.
A carmelose e um pó higroscópico, branco ou levemente amarelado, inodoro e com um conteúdo de 10,5%
a 12,9% de sódio por grama21 da substancia seca.
Facilmente dispersível em agua, forma uma solução coloidal; sendo praticamente insolúvel em álcool,
éter e na maioria dos solventes orgânicos. A solução a 1% tem um pH de 6,0 a 8,0. Foi descrita alta incompatibilidade com soluções fortemente acidas, com sais solúveis de ferro e de outros metais, e com goma xantânica. A CMC é usada como agente na preparação de suspensões, emulsões, e de géis. A CMC e um ingrediente das preparações protetoras de colostomia22 ou ileostomia alem de ser usado como  sialogogo para a proteção mecânica das lesões23 orais e periorais no tratamento da xerostomia3.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Boca: Cavidade oral ovalada (localizada no ápice do trato digestivo) composta de duas partes
2 Sintoma: Qualquer alteração da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. O sintoma é a queixa relatada pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
3 Xerostomia: Ressecamento da boca provocado em geral pela secreção insuficiente de saliva pelas glândulas salivares. É ocasionado como efeito colateral de algumas drogas (anticolinérgicos) ou por diversos transtornos locais ou gerais.
4 Diagnóstico: Determinação de uma doença a partir dos seus sinais e sintomas.
5 Nutrição: Incorporação de vitaminas, minerais, proteínas, lipídios, carboidratos, oligoelementos, etc. indispensáveis para o desenvolvimento e manutenção de um indivíduo normal.
6 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
7 Cáries: Destruição do esmalte dental produzida pela proliferação de bactérias na cavidade oral.
8 Fissuras: 1. Pequena abertura longitudinal em; fenda, rachadura, sulco. 2. Em geologia, é qualquer fratura ou fenda pouco alargada em terreno, rocha ou mesmo mineral. 3. Na medicina, é qualquer ulceração alongada e superficial. Também pode significar uma fenda profunda, sulco ou abertura nos ossos; cesura, cissura. 4. Rachadura na pele calosa das mãos ou dos pés, geralmente de pessoas que executam trabalhos rudes. 5. Na odontologia, é uma falha no esmalte de um dente. 6. No uso informal, significa apego extremo; forte inclinação; loucura, paixão, fissuração.
9 Língua:
10 Paladar: Paladar ou sabor. Em fisiologia, é a função sensorial que permite a percepção dos sabores pela língua e sua transmissão, através do nervo gustativo ao cérebro, onde são recebidos e analisados.
11 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
12 Atrofia: 1. Em biologia, é a falta de desenvolvimento de corpo, órgão, tecido ou membro. 2. Em patologia, é a diminuição de peso e volume de órgão, tecido ou membro por nutrição insuficiente das células ou imobilização. 3. No sentido figurado, é uma debilitação ou perda de alguma faculdade mental ou de um dos sentidos, por exemplo, da memória em idosos.
13 Radioterapia: Método que utiliza diversos tipos de radiação ionizante para tratamento de doenças oncológicas.
14 Cabeça:
15 Pescoço:
16 Glândulas salivares: As glândulas salivares localizam-se no interior e em torno da cavidade bucal tendo como objetivo principal a produção e a secreção da saliva. São elas: parótidas, submandibulares, sublinguais e várias glândulas salivares menores.
17 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
18 Menopausa: Estado fisiológico caracterizado pela interrupção dos ciclos menstruais normais, acompanhada de alterações hormonais em mulheres após os 45 anos.
19 Fisiológicas: Relativo à fisiologia. A fisiologia é estudo das funções e do funcionamento normal dos seres vivos, especialmente dos processos físico-químicos que ocorrem nas células, tecidos, órgãos e sistemas dos seres vivos sadios.
20 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
21 Grama: 1. Designação comum a diversas ervas da família das gramíneas que formam forrações espontâneas ou que são cultivadas para criar gramados em jardins e parques ou como forrageiras, em pastagens; relva. 2. Unidade de medida de massa no sistema c.g.s., equivalente a 0,001 kg . Símbolo: g.
22 Colostomia: Procedimento cirúrgico que consiste em seccionar uma extremidade do intestino grosso e expô-lo através de uma abertura na parede abdominal anterior, pela qual será eliminado o material fecal. É utilizada em diferentes doenças que afetam o trânsito intestinal normal, podendo ser transitória (quando em uma segunda cirurgia o trânsito intestinal é restabelecido) ou definitiva.
23 Lesões: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.