INFORMAÇÕES AO PACIENTE SEIS-B 100 MG

Atualizado em 28/05/2016

Ação esperada do medicamento: SEIS-B® é a Vitamina1 B6 ou cloridrato de Piridoxina, um componente de diversos alimentos, essencial para o metabolismo2 e a manutenção da saúde3. Em alguns casos e necessário suplementar a quantidade de Piridoxina (vitamina1 B6), conforme prescrito pelo medico. A sua necessidade de SEIS-B® pode estar aumentada em algumas situações como: alcoolismo, queimaduras, diarreia4, dialise5, doenças hepáticas6 ou intestinais, hipertireoidismo7, estresse, tratamento com anticoncepcionais contendo estrógenos, ou síndrome8 de tensão pré-menstrual.

Cuidados de armazenamento: Os comprimidos de SEIS-B® devem ser mantidos em sua embalagem original, na temperatura ambiente (entre 15 e 30?C), ao abrigo da umidade e protegido da luz.

Prazo de validade: ão utilize medicamento com a validade vencida. O prazo de validade de SEIS-B® esta impresso na embalagem e é de 24 meses apos a data de fabricação.

Gravidez9 e lactação10: Informe ao seu medico a ocorrência de gravidez9 na vigência do tratamento ou apos o seu termino.
Durante a gravidez9 a sua necessidade de vitaminas esta aumentada, entretanto doses excessivas de Piridoxina (vitamina1 B6) podem prejudicar o bebe. Informe ao medico se esta amamentando.

Cuidados de administração: a orientação do seu medico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Interrupção do tratamento: ão interrompa o tratamento sem o conhecimento de seu medico.

Reações Adversas: Informe ao seu medico o aparecimento de reações desagradáveis. Efeitos adversos são raros mas podem se manifestar como acidez estomacal, indigestão e náuseas11 principalmente quando utilizar doses de 150 a 200 mg/dia.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

Ingestão concomitante com outras substâncias: O Cloridrato de Piridoxina (vitamina1 B6) acelera a degradação de levodopa, reduzindo assim a eficacia desse medicamento no tratamento da doença de Parkinson12. A isoniazida, a ciclosserina, etionamida, hidralazina, penicilaminas e imunossupressores são antagonistas de Piridoxina (vitamina1 B6). O uso prolongado de qualquer dessas drogas pode causar deficiência de Piridoxina (vitamina1 B6), com consequente anemia13 ou neurite14 periférica. A administração de SEIS-B® reduz os efeitos colaterais15 neurológicos associados ao uso desses medicamentos.

Contra-indicações e precauções: ao seu medico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do inicio ou durante o tratamento. SEIS-B® e contra-indicado para pacientes16 alérgicos a Piridoxina (vitamina1 B6).
Doses muito elevadas (2 a 6 gramas/dia) durante vários meses podem causar neuropatias sensoriais.
Durante o tratamento, visite regularmente seu medico e realize os exames complementares solicitados.

Riscos da auto-medicação:
NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO; PODE SER PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE3.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Vitamina: Compostos presentes em pequenas quantidades nos diversos alimentos e nutrientes e que são indispensáveis para o desenvolvimento dos processos biológicos normais.
2 Metabolismo: É o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. São essas reações que permitem a uma célula ou um sistema transformar os alimentos em energia, que será ultilizada pelas células para que as mesmas se multipliquem, cresçam e movimentem-se. O metabolismo divide-se em duas etapas: catabolismo e anabolismo.
3 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
4 Diarréia: Aumento do volume, freqüência ou quantidade de líquido nas evacuações.Deve ser a manifestação mais freqüente de alteração da absorção ou transporte intestinal de substâncias, alterações estas que em geral são devidas a uma infecção bacteriana ou viral, a toxinas alimentares, etc.
5 Diálise: Quando os rins estão muito doentes, eles deixam de realizar suas funções, o que pode levar a risco de vida. Nesta situação, é preciso substituir as funções dos rins de alguma maneira, o que pode ser feito realizando-se um transplante renal, ou através da diálise. A diálise é um tipo de tratamento que visa repor as funções dos rins, retirando as substâncias tóxicas e o excesso de água e sais minerais do organismo, estabelecendo assim uma nova situação de equilíbrio. Existem dois tipos de diálise: a hemodiálise e a diálise peritoneal.
6 Hepáticas: Relativas a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
7 Hipertireoidismo: Doença caracterizada por um aumento anormal da atividade dos hormônios tireoidianos. Pode ser produzido pela administração externa de hormônios tireoidianos (hipertireoidismo iatrogênico) ou pelo aumento de uma produção destes nas glândulas tireóideas. Seus sintomas, entre outros, são taquicardia, tremores finos, perda de peso, hiperatividade, exoftalmia.
8 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
9 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
10 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
11 Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc .
12 Doença de Parkinson: Doença degenerativa que afeta uma região específica do cérebro (gânglios da base), e caracteriza-se por tremores em repouso, rigidez ao realizar movimentos, falta de expressão facial e, em casos avançados, demência. Os sintomas podem ser aliviados por medicamentos adequados, mas ainda não se conhece, até o momento, uma cura definitiva.
13 Anemia: Condição na qual o número de células vermelhas do sangue está abaixo do considerado normal para a idade, resultando em menor oxigenação para as células do organismo.
14 Neurite: Inflamação de um nervo. Pode manifestar-se por neuralgia, déficit sensitivo, formigamentos e/ou diminuição da força muscular, dependendo das características do nervo afetado (sensitivo ou motor). Esta inflamação pode ter causas infecciosas, traumáticas ou metabólicas.
15 Efeitos colaterais: 1. Ação não esperada de um medicamento. Ou seja, significa a ação sobre alguma parte do organismo diferente daquela que precisa ser tratada pelo medicamento. 2. Possível reação que pode ocorrer durante o uso do medicamento, podendo ser benéfica ou maléfica.
16 Para pacientes: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Pacientes disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.