PRECAUÇÕES HANTINA

Atualizado em 28/05/2016

O aparecimento de sinais1 pulmonares, de parestesias2 das extremidades ou de hemólise3, requer a suspensão da terapia.A neuropatia periférica4 poderá raramente ocorrer, em pacientes portadores de diabetes5, hipovitaminose B, nefro6 ou hepatopatia, anemia7 e doenças debilitantes.
A nitrofurantoína deve ser empregada com cuidado nesse grupo de pacientes. A redução posológica ou a
suspensão do medicamento, promoverá a necessária reversão do quadro clínico.
É possível, como para qualquer antibacteriano, o desenvolvimento de microorganismos resistentes, especialmente o Pseudomonas. É importante realizar o teste de sensibilidade à nitrofurantoína e os exames bacteriológicos para detectar possível resistência.
A coloração amarelada forte da urina8, não tem relevância prática.

Gravidez9 e lactação10
A segurança da nitrofurantoína na gravidez9 e lactação10 não foi estabelecida, razão pela qual, o seu emprego
nestas condições exige avaliação criteriosa dos riscos e benefícios.

Idosos
Devem ser observadas as mesmas recomendações relativas aos adultos e crianças.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Sinais: São alterações percebidas ou medidas por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida.
2 Parestesias: São sensações cutâneas subjetivas (ex.: frio, calor, formigamento, pressão, etc.) que são vivenciadas espontaneamente na ausência de estimulação.
3 Hemólise: Alteração fisiológica ou patológica, com dissolução ou destruição dos glóbulos vermelhos do sangue causando liberação de hemoglobina. É também conhecida por hematólise, eritrocitólise ou eritrólise. Pode ser produzida por algumas anemias congênitas ou adquiridas, como consequência de doenças imunológicas, etc.
4 Neuropatia periférica: Dano causado aos nervos que afetam os pés, as pernas e as mãos. A neuropatia causa dor, falta de sensibilidade ou formigamentos no local.
5 Diabetes: Nome que designa um grupo de doenças caracterizadas por diurese excessiva. A mais frequente é o Diabetes mellitus, ainda que existam outras variantes (Diabetes insipidus) de doença nas quais o transtorno primário é a incapacidade dos rins de concentrar a urina.
6 Nefro: Unidades funcionais do rim formadas pelos glomérulos renais e seus respectivos túbulos.
7 Anemia: Condição na qual o número de células vermelhas do sangue está abaixo do considerado normal para a idade, resultando em menor oxigenação para as células do organismo.
8 Urina: Resíduo líquido produzido pela filtração renal no organismo, estocado na bexiga e expelido pelo ato de urinar.
9 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
10 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.