INFORMAÇÕES TÉCNICAS POSTEC

Atualizado em 28/05/2016


CARACTERÍSTICAS

O POSTEC® é uma associação de hialuronidase e valerato de betametasona.

A Hialuronidase é uma enzima1 extraída dos testículos2 bovinos, que age por despolimerização do ácido hialurônico, um mucopolissacarídeo3, componente essencial da substância undamental do tecido conjuntivo4.

A Hialuronidase é um fator de difusão enzimático.

A Hialuronidase facilita a difusão de várias substâncias através da pele5 e acelera os processos de reparação cutânea6, devido à ativação das trocas nutritivas locais, provocadas pelo aumento de difusibilidade dos líquidos. A Hialuronidase reduz o edema7.

O valerato de betametasona é um corticosteróide de grande atividade antiinflamatória.

Verificou-se um sinergismo entre as propriedades da enzima1 proteolítica com o corticosteróide, facilitando a liberação do prepúcio8 da glande, agindo na despolimerização do ácido hialurônico do tecido conjuntivo4 existente entre estas duas estruturas, diminuindo assim o tempo de resolução, os efeitos colaterais9 e o custo do tratamento total.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Enzima: Proteína produzida pelo organismo que gera uma reação química. Por exemplo, as enzimas produzidas pelo intestino que ajudam no processo digestivo.
2 Testículos: Os testículos são as gônadas sexuais masculinas que produzem as células de fecundação ou espermatozóides. Nos mamíferos ocorrem aos pares e são protegidos fora do corpo por uma bolsa chamada escroto. Têm função de glândula produzindo hormônios masculinos.
3 Mucopolissacarídeo: Polissacarídio de alto peso molecular presente no tecido conjuntivo e no plasma, com funções estruturais e anticoagulantes. Também recebe o nome de glicosaminoglicano.
4 Tecido conjuntivo: Tecido que sustenta e conecta outros tecidos. Consiste de CÉLULAS DO TECIDO CONJUNTIVO inseridas em uma grande quantidade de MATRIZ EXTRACELULAR.
5 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
6 Cutânea: Que diz respeito à pele, à cútis.
7 Edema: 1. Inchaço causado pelo excesso de fluidos no organismo. 2. Acúmulo anormal de líquido nos tecidos do organismo, especialmente no tecido conjuntivo.
8 Prepúcio: Prega cutânea que recobre a glande do pênis.
9 Efeitos colaterais: 1. Ação não esperada de um medicamento. Ou seja, significa a ação sobre alguma parte do organismo diferente daquela que precisa ser tratada pelo medicamento. 2. Possível reação que pode ocorrer durante o uso do medicamento, podendo ser benéfica ou maléfica.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.