INFORMAÇÕES AO PACIENTE DINATON
Atualizado em 28/05/2016
DINATON® é um medicamento à base de extrato de folhas de Ginkgo biloba e aumenta o fluxo sangüíneo, melhorando a circulação1 e proporcionando maior disponibilidade de oxigênio e glicose2 para os tecidos.
Como DINATON® deve ser guardado ?
Como qualquer outro medicamento, DINATON® deve ser guardado em sua embalagem original. Os cuidados de conservação dos comprimidos revestidos de DINATON® são: evitar local quente (temperatura entre 30 - 40°C). Proteger da luz e umidade.
Ao adquirir um medicamento confira sempre o prazo de validade. NUNCA USE MEDICAMENTO COM PRAZO DE VALIDADE VENCIDO. As substâncias podem estar alteradas e causar prejuízo para a sua saúde3. Verifique se o produto está lacrado e em boas condições de armazenamento.
Prazo de validade: 36 meses após a data de fabricação impressa na embalagem externa.
DINATON® pode ser utilizado durante a gravidez4 e amamentação5 ?
Este medicamento não é indicado em caso de gravidez4 e amamentação5. Antes de utilizar qualquer medicamento, você deve falar com o seu médico.
Como DINATON® deve ser utilizado ?
DINATON® deve ser administrado de preferência com as refeições. Os horários de administração do medicamento, assim como a dose a ser utilizada, devem ser rigorosamente seguidos.
Quais as possíveis reações adversas com o uso de DINATON® ?
DINATON® é geralmente bem tolerado. Podem contudo surgir queixas gastrintestinais, ou muito raramente alterações cutâneas6, cefaléia7 ou distúrbios circulatórios (queda da pressão arterial8, lipotimia9). Informe ao seu médico o aparecimento de reações desagradáveis com o uso do produto.
DINATON® pode ser ingerido com alimentos?
Não há restrições específicas quanto a ingestão concomitante de alimentos ou bebidas.
DINATON® pode ser utilizado com outros medicamentos?
DINATON® pode potencializar o efeito de antiagregantes plaquetários. Informe ao seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início ou durante o tratamento.
Quando DINATON® não deve ser utilizado?
Antes de iniciar o tratamento com DINATON®, informe seu médico sobre as seguintes situações: seu histórico médico, ou seja, doenças que tem ou teve e tratamentos que segue (remédios que toma, dietas, etc.); ocorrência de gravidez4 antes do início ou durante o tratamento, ou se está em período de amamentação5; alergias que sofre, especialmente relativas ao emprego de medicamentos. DINATON® está contra-indicado a pacientes que tenham hipersensibilidade ao princípio ativo. Não deve ser utilizado em crianças abaixo de 12 anos de idade, uma vez que não existem estudos disponíveis nesta faixa etária. Vertigens10 e zumbidos freqüentes devem ser avaliados pelo seu médico. Em caso de redução ou perda de audição súbitas consulte imediatamente seu médico.
Em caso de ingestão acidental do produto, que providências tomar?
Entre imediatamente em contato com o seu médico.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).
Complementos
1 Circulação: 1. Ato ou efeito de circular. 2. Facilidade de se mover usando as vias de comunicação; giro, curso, trânsito. 3. Movimento do sangue, fluxo de sangue através dos vasos sanguíneos do corpo e do coração.
2 Glicose: Uma das formas mais simples de açúcar.
3 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
4 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
5 Amamentação: Ato da nutriz dar o peito e o lactente mamá-lo diretamente. É um fenômeno psico-sócio-cultural. Dar de mamar a; criar ao peito; aleitar; lactar... A amamentação é uma forma de aleitamento, mas há outras formas.
6 Cutâneas: Que dizem respeito à pele, à cútis.
7 Cefaleia: Sinônimo de dor de cabeça. Este termo engloba todas as dores de cabeça existentes, ou seja, enxaqueca ou migrânea, cefaleia ou dor de cabeça tensional, cefaleia cervicogênica, cefaleia em pontada, cefaleia secundária a sinusite, etc... são tipos dentro do grupo das cefaleias ou dores de cabeça. A cefaleia tipo tensional é a mais comum (acomete 78% da população), seguida da enxaqueca ou migrânea (16% da população).
8 Pressão arterial: A relação que define a pressão arterial é o produto do fluxo sanguíneo pela resistência. Considerando-se a circulação como um todo, o fluxo total é denominado débito cardíaco, enquanto a resistência é denominada de resistência vascular periférica total.
9 Lipotimia: Perda temporária da consciência produzida por um déficit súbito da circulação cerebral. Em geral são quadros benignos a menos que sejam produzidos por arritmias cardíacas, em cujo caso necessitam de diagnóstico e tratamento específico.
10 Vertigens: O termo vem do latim “vertere” e quer dizer rodar. A definição clássica de vertigem é alucinação do movimento. O indivíduo vê os objetos do ambiente rodarem ao seu redor ou seu corpo rodar em relação ao ambiente.
