PRECAUÇÕES ZETRON

Atualizado em 28/05/2016

A segurança do uso de bupropiona durante a gestação e a amamentação1 não foi estabelecida.
A possibilidade de ocorrerem convulsões com as doses recomendadas é bastante baixa, 0,1%. No entanto,
aumentam em até 10 vezes com doses maiores (450 ou 600 mg/dia).
Pacientes com histórico de epilepsia2, traumatismo3 craniano, neoplasia4 do SNC5 ou diabetes mellitus6 devem
evitar o tratamento com bupropiona.
Os pacientes devem ser alertados a não fazerem uso concomitante de bupropiona com álcool, anoréticos ou
psicotrópicos7 ou de drogas ilícitas8. Cuidado deve ser tomado no uso concomitante de medicamentos que
diminuem o limiar convulsivo.
A bupropiona, como outros antidepressivos, pode precipitar episódios de mania em pacientes com transtorno
afetivo bipolar.
Recomenda-se que pacientes tratados com bupropiona tenham sua pressão sanguínea monitorada.

ZETRON ZET/01/B rev.2-ok 1 6/24/03, 2:43:50 PM
Pacientes com insufi ciência hepática9 ou renal10 tendem a acumular a bupropiona e metabólitos11 em nível maior que
outros pacientes. Por esta razão devem ser monitorizados e devem iniciar o tratamento com a menor dose.
Os pacientes devem ter cuidado ao operar máquinas e dirigir veículos até ter certeza que ZETRON (bupropiona)
não afete adversamente suas habilidades.
Pacientes com histórico de alcoolismo ou que estejam em tratamento com sedativos, diabéticos em tratamento
com hipoglicemiantes12 ou insulina13 e pacientes que estejam usando estimulantes ou anoréticos apresentam um
maior risco de convulsão14 e, por isso, devem ser monitorados atentamente.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Amamentação: Ato da nutriz dar o peito e o lactente mamá-lo diretamente. É um fenômeno psico-sócio-cultural. Dar de mamar a; criar ao peito; aleitar; lactar... A amamentação é uma forma de aleitamento, mas há outras formas.
2 Epilepsia: Alteração temporária e reversível do funcionamento cerebral, que não tenha sido causada por febre, drogas ou distúrbios metabólicos. Durante alguns segundos ou minutos, uma parte do cérebro emite sinais incorretos, que podem ficar restritos a esse local ou espalhar-se. Quando restritos, a crise será chamada crise epiléptica parcial; quando envolverem os dois hemisférios cerebrais, será uma crise epiléptica generalizada. O paciente pode ter distorções de percepção, movimentos descontrolados de uma parte do corpo, medo repentino, desconforto no estômago, ver ou ouvir de maneira diferente e até perder a consciência - neste caso é chamada de crise complexa. Depois do episódio, enquanto se recupera, a pessoa pode sentir-se confusa e ter déficits de memória. Existem outros tipos de crises epilépticas.
3 Traumatismo: Lesão produzida pela ação de um agente vulnerante físico, químico ou biológico e etc. sobre uma ou várias partes do organismo.
4 Neoplasia: Termo que denomina um conjunto de doenças caracterizadas pelo crescimento anormal e em certas situações pela invasão de órgãos à distância (metástases). As neoplasias mais frequentes são as de mama, cólon, pele e pulmões.
5 SNC: Principais órgãos processadores de informação do sistema nervoso, compreendendo cérebro, medula espinhal e meninges.
6 Diabetes mellitus: Distúrbio metabólico originado da incapacidade das células de incorporar glicose. De forma secundária, podem estar afetados o metabolismo de gorduras e proteínas.Este distúrbio é produzido por um déficit absoluto ou relativo de insulina. Suas principais características são aumento da glicose sangüínea (glicemia), poliúria, polidipsia (aumento da ingestão de líquidos) e polifagia (aumento da fome).
7 Psicotrópicos: Que ou o que atua quimicamente sobre o psiquismo, a atividade mental, o comportamento, a percepção, etc. (diz-se de medicamento, droga, substância, etc.). Alguns psicotrópicos têm efeito sedativo, calmante ou antidepressivo; outros, especialmente se usados indevidamente, podem causar perturbações psíquicas.
8 Ilícitas: 1. Condenadas pela lei e/ou pela moral; proibidas, ilegais. 2. Qualidade das que não são legais ou moralmente aceitáveis; ilicitude.
9 Hepática: Relativa a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
10 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
11 Metabólitos: Qualquer composto intermediário das reações enzimáticas do metabolismo.
12 Hipoglicemiantes: Medicamentos que contribuem para manter a glicose sangüínea dentro dos limites normais, sendo capazes de diminuir níveis de glicose previamente elevados.
13 Insulina: Hormônio que ajuda o organismo a usar glicose como energia. As células-beta do pâncreas produzem insulina. Quando o organismo não pode produzir insulna em quantidade suficiente, ela é usada por injeções ou bomba de insulina.
14 Convulsão: Episódio agudo caracterizado pela presença de contrações musculares espasmódicas permanentes e/ou repetitivas (tônicas, clônicas ou tônico-clônicas). Em geral está associada à perda de consciência e relaxamento dos esfíncteres. Pode ser devida a medicamentos ou doenças.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.