PROFILAXIA KANAKION PEDIATRICO

Atualizado em 28/05/2016
Para todos os recém-nascidos sadios:Em neonatos1 sadios, a dose é 2 mg por via oral ao nascimento ou logo após, seguida por uma dose de 2 mg entre o quarto e o sétimo dia.
Uma única dose intramuscular de 1 mg (0,1ml) é recomendada em crianças para as quais não se assegure o recebimento de uma segunda dose por via oral ou, no caso de crianças em aleitamento materno2, para as quais não se assegure o recebimento de uma terceira dose por via oral.
Para bebês3 amamentados exclusivamente ao seio4:
Em adição às recomendações para todos os neonatos1, uma dose de 2 mg via oral deve ser administrada após 4 a 7 semanas, por causa dos níveis variáveis e baixos da vitamina5 K 1  no leite materno e a inadequada produção endógena.
Recém-nascidos com fatores de risco especiais (p.ex. prematuros, asfixia6 durante o nascimento, icterícia7 obstrutiva, incapacidade para deglutir8, uso materno de anticoagulantes9 ou antiepilépticos):
·     1 mg i.m. ou i.v. ao nascer ou pouco depois quando a administração oral não for possível.
·    As doses intramusculares e intravenosas não devem exceder 0,4 mg/kg (equivalente a 0,04 ml/kg) em crianças prematuras pesando menos de 2,5 kg (vide "Precauções e Advertências").
·    A concentração e freqüência das doses adicionais devem ser baseadas no estado de coagulação10 da criança.
·    -Tratamento
Em crianças com menos de um ano de idade:
Inicialmente, 1 mg i.v.; a continuação do tratamento dependerá do quadro clínico e do estado da coagulação10. A terapia com Kanakion® MM (Fitomenadiona) pediátrico pode vir a ser acompanhada com outras medidas que atuem mais rapidamente, como por exemplo a transfusão11 de sangue12 total ou dos fatores de coagulação10 sangüínea, a fim de compensar perda de sangue12 severa e a resposta retardada da vitamina5 K 1 .
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Neonatos: Refere-se a bebês nos seus primeiros 28 dias (mês) de vida. O termo “recentemente-nascido“ refere-se especificamente aos primeiros minutos ou horas que se seguem ao nascimento. Esse termo é utilizado para enfocar os conhecimentos e treinamento da ressuscitação imediatamente após o nascimento e durante as primeiras horas de vida.
2 Aleitamento Materno: Compreende todas as formas do lactente receber leite humano ou materno e o movimento social para a promoção, proteção e apoio à esta cultura. Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
3 Bebês: Lactentes. Inclui o período neonatal e se estende até 1 ano de idade (12 meses).
4 Seio: Em humanos, uma das regiões pareadas na porção anterior do TÓRAX. As mamas consistem das GLÂNDULAS MAMÁRIAS, PELE, MÚSCULOS, TECIDO ADIPOSO e os TECIDOS CONJUNTIVOS.
5 Vitamina: Compostos presentes em pequenas quantidades nos diversos alimentos e nutrientes e que são indispensáveis para o desenvolvimento dos processos biológicos normais.
6 Asfixia: 1. Dificuldade ou impossibilidade de respirar, que pode levar à anóxia. Ela pode ser causada por estrangulamento, afogamento, inalação de gases tóxicos, obstruções mecânicas ou infecciosas das vias aéreas superiores, etc. 2. No sentido figurado, significa sujeição à tirania; opressão e/ou cobrança de posições morais ou sociais que dão origem à privação de certas liberdades.
7 Icterícia: Coloração amarelada da pele e mucosas devido a uma acumulação de bilirrubina no organismo. Existem dois tipos de icterícia que têm etiologias e sintomas distintos: icterícia por acumulação de bilirrubina conjugada ou direta e icterícia por acumulação de bilirrubina não conjugada ou indireta.
8 Deglutir: Passar (o bolo alimentar) da boca para o esôfago e, a seguir, para o estômago.
9 Anticoagulantes: Substâncias ou medicamentos que evitam a coagulação, especialmente do sangue.
10 Coagulação: Ato ou efeito de coagular(-se), passando do estado líquido ao sólido.
11 Transfusão: Introdução na corrente sangüínea de sangue ou algum de seus componentes. Podem ser transfundidos separadamente glóbulos vermelhos, plaquetas, plasma, fatores de coagulação, etc.
12 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.