INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS PARACETAMOL

Atualizado em 28/05/2016
A intoxicação do fígado1 pelo paracetamol pode ser aumentada pela administração concomitante de barbitúricos, carbamazepina, hidantoína, rifampicina, como também pela ingestão crônica e excessiva de álcool. As drogas simpatomiméticas podem reduzir os efeitos anti-hipertensivos da metildopa, reserpina.
Anti-histamínicos podem ter seus efeitos potencializados quando usados com álcool, antidepressivos tricílicos, barbitúricos e outros depressores do SNC2.
Os inibidores da MAO3 (monoamino-oxidase) e os bloqueadores beta-adrenérgicos4 aumentam os efeitos simpatomiméticos.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Fígado: Órgão que transforma alimento em energia, remove álcool e toxinas do sangue e fabrica bile. A bile, produzida pelo fígado, é importante na digestão, especialmente das gorduras. Após secretada pelas células hepáticas ela é recolhida por canalículos progressivamente maiores que a levam para dois canais que se juntam na saída do fígado e a conduzem intermitentemente até o duodeno, que é a primeira porção do intestino delgado. Com esse canal biliar comum, chamado ducto hepático, comunica-se a vesícula biliar através de um canal sinuoso, chamado ducto cístico. Quando recebe esse canal de drenagem da vesícula biliar, o canal hepático comum muda de nome para colédoco. Este, ao entrar na parede do duodeno, tem um músculo circular, designado esfíncter de Oddi, que controla o seu esvaziamento para o intestino.
2 SNC: Principais órgãos processadores de informação do sistema nervoso, compreendendo cérebro, medula espinhal e meninges.
3 Mão: Articulação entre os ossos do metacarpo e as falanges.
4 Adrenérgicos: Que agem sobre certos receptores específicos do sistema simpático, como o faz a adrenalina.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.