INFORMAÇÃO TÉCNICA REGENCEL POMADA OFTÁLMICA

Atualizado em 28/05/2016

Regencel (retinol, aminoácidos, metionina, cloranfenicol) acelera o processo de cicatrização e epitelização1 dos tecidos oculares lesados.O acetato de retinol é essencial para o desenvolvimento, maturação e metabolismo2 das células3 epiteliais.
Os aminoácidos, em especial a metionina, colaboram no processo de cicatrização das lesões4.
O cloranfenicol é um antibiótico de amplo espectro, bacteriostático; pode ser bactericida em doses altas ou contra certas bactérias sensíveis. Liga-se reversivelmente com a subunidade 50S dos ribossomas bacterianos, onde impede a transferência de aminoácidos para o crescimento de cadeias peptídicas (provável supressão da peptidil transferase), inibindo a ligação peptídica e subseqüente síntese protéica.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Epitelização: É uma das fases da cicatrização de feridas, quando a ferida está coberta por células epiteliais. Os macrófagos liberam o fator de crescimento epidérmico (FCE), que estimula a proliferação e a migração das células epiteliais. Os queratinócitos, às margens da ferida e em volta dos folículos pilosos remanescentes, sintetizam a fibronectina, a qual forma uma matriz temporária ao longo da qual as células migram.
2 Metabolismo: É o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. São essas reações que permitem a uma célula ou um sistema transformar os alimentos em energia, que será ultilizada pelas células para que as mesmas se multipliquem, cresçam e movimentem-se. O metabolismo divide-se em duas etapas: catabolismo e anabolismo.
3 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
4 Lesões: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.