INFORMAÇÕES AO PACIENTE AZUKON MR

Atualizado em 28/05/2016

Ação esperada do medicamento:
A gliclazida é um hipoglicemiante1 oral para o tratamento de diabetes mellitus2 não-insulino-dependente, diabetes3 no obeso, diabetes3 no idoso e diabetes3 com complicações vasculares4.

Cuidados de armazenamento:
Deve ser armazenado antes e após a abertura da embalagem à temperatura ambiente, ao abrigo da umidade.

Prazo de validade:
24 meses após a data de fabricação, desde que observados os cuidados de conservação. Não utilize este ou qualquer outro medicamento com o prazo de validade vencido.

Gravidez5 e lactação6:
Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez5 na vigência do tratamento ou após o seu término. Informe ao seu médico se está amamentando.

Cuidados de administração:
Os comprimidos de gliclazida devem ser engolidos sem mastigar e com quantidade suficiente de líquido. Recomenda-se que o tratamento seja iniciado e acompanhado pelo médico. Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico. Qualquer redução na posologia ou interrupção do tratamento feita sem orientação ou supervisão médica pode representar sérios riscos para a saúde7 do paciente.

Interrupção de tratamento:
"Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico".

Reações adversas:
Informe ao seu médico o aparecimento de reações desagradáveis. As reações desagradáveis são raras e quando ocorrem são leves. As mais freqüentemente descritas foram alergias de pele8.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS

Ingestão concomitante com outras substâncias:
Deve-se evitar a ingestão concomitante de bebidas alcoólicas. No caso de utilização de bebidas alcoólicas, miconazol oral, antiinflamatórios, diazepam, tetraciclinas, cloranfenicol e clofibrato durante o tratamento com AZUKON MR, comunique ao seu médico. Informe ao seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento com AZUKON MR.

Contra-indicações e Precauções:
A gliclazida está contra-indicada em pacientes com reconhecida sensibilidade às sulfamidas. A gliclazida é usada no diabetes3 do adulto. Não deve ser usada durante a gravidez5. A gliclazida não dispensa em qualquer caso a dieta hipocalórica9 e/ou hipoglicídica. Existe o risco da gliclazida promover hipoglicemia10 quando administrada sem justificativa em diabéticos controlados com dieta e em pacientes com alimentação insuficiente, e nos casos de insuficiência renal11 e/ou hepática12 graves.

NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DE SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA A SAÚDE7

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Hipoglicemiante: Medicamento que contribui para manter a glicose sangüínea dentro dos limites normais, sendo capaz de diminuir níveis de glicose previamente elevados.
2 Diabetes mellitus: Distúrbio metabólico originado da incapacidade das células de incorporar glicose. De forma secundária, podem estar afetados o metabolismo de gorduras e proteínas.Este distúrbio é produzido por um déficit absoluto ou relativo de insulina. Suas principais características são aumento da glicose sangüínea (glicemia), poliúria, polidipsia (aumento da ingestão de líquidos) e polifagia (aumento da fome).
3 Diabetes: Nome que designa um grupo de doenças caracterizadas por diurese excessiva. A mais frequente é o Diabetes mellitus, ainda que existam outras variantes (Diabetes insipidus) de doença nas quais o transtorno primário é a incapacidade dos rins de concentrar a urina.
4 Vasculares: Relativo aos vasos sanguíneos do organismo.
5 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
6 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
7 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
8 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
9 Hipocalórica: Que é pouco calórica.
10 Hipoglicemia: Condição que ocorre quando há uma queda excessiva nos níveis de glicose, freqüentemente abaixo de 70 mg/dL, com aparecimento rápido de sintomas. Os sinais de hipoglicemia são: fome, fadiga, tremores, tontura, taquicardia, sudorese, palidez, pele fria e úmida, visão turva e confusão mental. Se não for tratada, pode levar ao coma. É tratada com o consumo de alimentos ricos em carboidratos como pastilhas ou sucos com glicose. Pode também ser tratada com uma injeção de glucagon caso a pessoa esteja inconsciente ou incapaz de engolir. Também chamada de reação à insulina.
11 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal.
12 Hepática: Relativa a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.

Tem alguma dúvida sobre INFORMAÇÕES AO PACIENTE AZUKON MR?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.