
INFORMAÇÃO TÉCNICA TETRALYSAL 300
Propriedades farmacológicas :A limeciclina é um antibiótico pertencente à família das tetraciclinas. O seu espectro antibacteriano é o mesmo das outras ciclinas semi-sintéticas:
Espécies sensíveis: Brucella, Pasteurella, Chlamydiae, Propionibacterium acnes, Gonococci, Haemophilus, Leptospira, Mycoplasma pneumoniae, Ureaplasma urealyticum, Rickettsiae, Treponema pallidum, Vibrio cholerae.
Espécies com sensibilidade variável (10% a 40% de cepas1 resistentes): organismos anaeróbicos (Clostridium, Bacteroides, Fusobacterium), Escherichia coli, Klebsiella, Legionella pneumophila, Pneumococci, Proteus morganii, Shigella, Staphylococci, Streptococci grupos A, C e G.
Espécies resistentes (MIC 16 mg/l): Enterobacter, Mycobacterium tuberculosis, Proteus rettgeri, Providencia, Pseudomonas, Serratia, Streptococci grupos B e D.
Embora o exato mecanismo pelo qual as tetraciclinas reduzem as lesões2 do acne3 vulgar não esteja ainda plenamente explicado, o efeito parece resultar em parte da atividade antibacteriana da droga. Após administração oral, a droga inibe o crescimento de microrganismos susceptíveis, principalmente Propionibacterium acnes, na superfície da pele4 e reduz a concentração de ácidos graxos livres no sebum. Esta redução pode ser um resultado indireto da inibição dos microrganismos produtores de lipase, os quais convertem triglicérides5 em ácidos graxos livres, ou pode ser um resultado direto da interferência com a produção de lipase. Os ácidos graxos livres são comedogênicos6 e acredita-se serem a possível causa das lesões2 inflamatórias como pápulas7, pústulas8, nódulos e cistos do acne3. Entretanto, outros mecanismos também parecem estar envolvidos, porque a melhora clínica do acne3 vulgar com a terapia oral por tetraciclina não corresponde necessariamente a uma redução na flora bacteriana da pele4 ou a um decréscimo do conteúdo de ácidos graxos livres no sebum.
Propriedades farmacocinéticas:
Absorção: a absorção é rápida e níveis plasmáticos eficazes são conseguidos em 1 hora após a tomada. O pico plasmático é atingido entre 3 a 4 horas após administração oral. A administração concomitante com comida, leite em particular, parece não modificar significativamente a absorção da limeciclina.
Distribuição: a administração oral de 300mg no adulto, proporciona pico plasmático de 1,6 a 4 g/ml, concentração residual altamente variável (0,29 a 2,19 g/ml) e meia-vida plasmática de aproximadamente 10 horas. A administração repetida resulta em concentração plasmática média estável entre 2,3 e 5,8 g/ml.
A ampla difusão intra e extracelular, sob condições normais de dosagem, resulta em concentrações eficazes na maioria dos tecidos e fluidos corporais, principalmente pulmões9, ossos, músculos10, fígado11, bexiga12, próstata13, bile14 e urina15.
Excreção/Eliminação: o produto é excretado principalmente pela urina15 e secundariamente pela bile14. Cerca de 65% da dose administrada é eliminada em 48 horas.